DAIANA CARVALHO / PMMF
Para a municipalidade, números evidenciam êxito das políticas de incentivo e a desburocratização promovida na cidade.
De acordo com dados da evolução do emprego formal em Santa Catarina, apresentado pelo Cadastro de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), referente ao mês de agosto, Morro da Fumaça está entre os três municípios da região carbonífera que mais geraram novos postos de trabalho no período.
O saldo acumulado é de 55 novos empregos gerados, ficando atrás apenas de Orleans, com 92 empregos, e Criciúma, com 178, que ocupam a segunda e a primeira posição no ranking, respectivamente.
O desempenho, conforme o coordenador de Desenvolvimento Econômico, Henrique Raldi, é resultado da criação de um ambiente favorável pela administração pública voltada ao empreendedorismo. “Com políticas de incentivo e desburocratização, as empresas são estimuladas a investirem e contratarem em nossa cidade. Essa sinergia entre apoio ao empreendedorismo e uma gestão eficiente fortalece os micro e pequenos empresários, contribuindo para a geração de empregos e, consequentemente, garantindo mais oportunidades para nossa população”, pontua.
Para o prefeito Agenor Coral, os números refletem os avanços que o município vem alcançando nos últimos anos. “Esse é um sinal de que nós estamos no caminho certo e só reforça que estamos em pleno desenvolvimento. Nos últimos anos, o número de CNPJs abertos na cidade aumentou em mais de 40%, estimulando a economia e a geração de emprego e renda”, comemora o gestor.
Analisando a média anual, com o saldo de 294 empregos, Morro da Fumaça ocupa a sétima posição entre as 12 cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).