GABRIELA RECCO
A última missa diante da imagem de Madre Teresa de Jesus, no bairro De Costa, em Morro da Fumaça, foi realizada na tarde deste domingo (19). A imagem da santa foi feita pelo saudoso Valdemar Durval da Silva, o Bigode. “O Bigode era devoto e se tornou missionário da Madre depois que a esposa dele, Otilia Maccari, a Tile, recebeu um milagre intercedido pela Madre Teresa de Jesus. Ela foi curada de um câncer no útero”, conta a sobrinha de Dona Tile, Irmã Anselma Biff.
Diante da cura, Maria Otilia Gabriel, neta do casal, conta que Bigode fez uma promessa que era fazer uma imagem da santa e colocar em sua residência. “Desde 1985 ele fez a promessa de todo dia 17 de novembro iria fazer uma novena em honra a Madre Teresa de Jesus em sua residência. Por ali, passaram muitas pessoas que receberam graças. É uma história muito bonita de vida, de fé e de amor”, completa Otilia.
“O Bigode e a Tile chegaram a ir para Roma participar da sua beatificação. Ele fez a novena todos os anos até sua morte”, conta Irmã Anselma. Em 17 de novembro de 1985, o casal esteve diante do Papa João Paulo II e recebeu a santa comunhão das suas mãos. 32 países do mundo estavam presentes naquele dia festivo.
Depois da morte de Bigode, há quatro anos, a sua residência será vendida e a imagem de Madre Teresa de Jesus será retirada do local. “Além dela outras duas imagens, a de Jesus Cristo e a Nona Perpétua Zeferino Martins irão para o museu que será inaugurado na cidade”, explica a neta.
De acordo com a Irmã Anselma, o município vizinho de Cocal do Sul conta com muitos missionários da Madre. “O padre Giovani abraçou esta causa e está fazendo uma gruta especialmente para Madre Teresa de Jesus. Lá ela continuará sendo venerada e quem é devoto vai continuar fazendo suas orações e por que não, na busca de outros milagres”, conta. Assim que a gruta for finalizada será feito a transladação da imagem.