Geral

Missa em Ação de Graças encerra programação festiva dos 62 anos de Morro da Fumaça

Missa em Ação de Graças encerra programação festiva dos 62 anos de Morro da Fumaça
Daiana Carvalho / PMMF

Cronograma de atividades iniciou na última terça-feira e reuniu aproximadamente 20 mil pessoas nos dias de Maggiofest.

Nesta segunda-feira, 20 de maio, a população fumacense celebra os 62 anos de emancipação político-administrativa do município. A comemoração da data já vinha sendo celebrada desde a última terça-feira, dia 14, quando foi dado início ao cronograma de atividades planejadas para a 12ª Maggiofest. O encerramento das ações festivas ocorreu nesta segunda-feira à noite com a Missa em Ação de Graças, realizada na Igreja Matriz São Roque.

Presidida pelo Padre Realdo Sartor e concelebrada pelos padres, Itamar Mazucco, Carlos Weck e Marcos Rech, o ato religioso contou com a participação do prefeito, Agenor Coral, o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo, e respectivas esposas, Laine Coral e Roberta Ghise Inocêncio, vereadores e integrantes da equipe da Administração Municipal.

“Esse momento é de gratidão e reconhecimento ao esforço dos nossos antepassados que deram início a nossa história aqui nessa terra, aos que fundaram o município, e a todos os cidadãos de bem que também fazem parte dessa jornada. Meu agradecimento especial ao povo fumacense que confiou a mim e ao Eduardo a missão de cuidar da nossa cidade por oito anos. A quatro mãos nos dedicamos e entregamos o nosso melhor”, destacou o prefeito ao agradecer o apoio de toda a equipe da municipalidade e a parceria sólida construída com o colega de gestão.

Nos sete dias de atividades, a festividade reuniu, aproximadamente, 20 mil pessoas. “Foi uma edição surpreendente, o clima não estava favorável, frio e com chuva, mas a população acolheu o evento e veio fazer a festa conosco. Nosso especial agradecimento a todos que estiveram neste dias em nossa cidade e que também contribuíram com a nossa campanha de arrecadação em prol dos irmãos gaúchos”, salienta o vice-prefeito.

Fazendo um resgate da cultura italiana da cidade, um dos pontos altos da festa foi o tradicional Tombo da Polenta, apresentado pelo Grupo Amici Della Polenta. “A nossa festa tem como foco as famílias, então montamos uma programação acolhedora. Na quinta-feira à tarde realizamos o Baile da Terceira Idade e a noite a abertura oficial do evento, com muita polenta. Na sexta-feira tivemos o show nacional com a Banda Dazaranha, que foi antecedida por diversos talentos locais. No sábado e no domingo a festa ficou por conta de diversos artistas do município, teve música gaúcha, sertanejo, pagode e gospel”, resume o presidente da comissão organizadora, Gustavo Carrer.

Além dos aniversário de emancipação, o município também comemora os 120 anos de Colonização do Distrito de Estação Cocal, marco que também foi celebrado com uma missa em Ação de Graças na última quarta-feira, dia 18. Abrindo os festejos, na terça-feira, dia 17, o município lançou o Place Branding, a marca de território da cidade. A iniciativa visa fortalecer e evidenciar a identidade e os potenciais econômicos de Morro da Fumaça.

Topo