Economia

No mês da Mulher Empresária, Sicredi Sul SC fortalece parceria com associadas por meio de linhas de crédito especiais

No mês da Mulher Empresária, Sicredi Sul SC fortalece parceria com associadas por meio de linhas de crédito especiais
GIOVANA PEDROSO / SICREDI SUL

Recursos são voltados para capital de giro e investimentos em negócios femininos da região sul catarinense.

Em abril de 2023, o Governo Federal sancionou a Lei 14.545 que instituiu 17 de agosto como o Dia Nacional da Mulher Empresária. A celebração teve origem em um projeto que nasceu na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. No mês dedicado às mulheres, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 120 anos de atuação no Brasil, reforça seu compromisso com o empreendedorismo feminino.

“Junto ao cooperativismo, construímos juntos uma sociedade mais próspera e, nesse mês em que celebramos a força da mulher empresária, buscamos impulsionar os negócios liderados por mulheres, por meio do apoio financeiro, além de ações de incentivo ao seu crescimento”, ressalta o presidente da Sicredi Sul SC, Aloísio Westrup.

Segundo o Sebrae, mulheres lideram 10,3 milhões de empreendimentos no Brasil, tornando o país o sétimo no mundo em número de empreendedoras. Em contrapartida, o acesso a linhas de financiamento é umas das principais barreiras em seus negócios, segundo o índice We Cities. “Um cenário que reflete a importância de proporcionar recursos que impulsionem suas iniciativas. Por isso, no Sicredi, disponibilizamos a linha Mulheres Empreendedoras, com taxas diferenciadas para que a empresária possa tirar seu novo projeto do papel ou desenvolver ainda mais o seu negócio”, explica a diretora de Negócios da Sicredi Sul SC, Karina Colombo.

Sobre a Linha Mulheres Empreendedoras

Os recursos, voltados à capital de giro e investimentos, estão disponíveis para as associadas da Sicredi Sul SC, cooperativa do Sicredi com atuação em todo o Sul de Santa Catarina. Para ter acesso à linha, as associadas precisam ser proprietárias ou sócias de micro, pequenos ou médios empreendimentos. Além disso, é necessário que detenham mais de 50% do capital social do negócio ou possuam entre 20% e 50% mas sejam administradoras do empreendimento. “Quando uma mulher prospera, todos prosperam. E cumprindo nosso propósito, estando ao lado de mulheres fortes empreendedoras, podemos juntos transformar a sociedade, gerando comunidades cada vez mais prósperas”, completa a diretora.

Oportunidades de desenvolvimento profissional

Além da linha de crédito, o Sicredi ainda oportuniza acesso à qualificação, com dezenas de cursos gratuitos disponibilizados na Plataforma Sicredi na Comunidade. Entre eles, o curso Mulher Empreendedora, que apresenta ferramentas e uma metodologia acessível para mulheres de todas as classes sociais e níveis de escolaridade.

Lançada em 2022, a Plataforma Sicredi na Comunidade, disponibiliza uma jornada de aprendizagem para o crescimento pessoal e profissional, acessível a todos. São mais de 50 cursos, 100% gratuitos, em diversas trilhas de conhecimento para capacitação profissional, desenvolvimento pessoal, cooperativismo e educação financeira.

Entre os cursos disponíveis estão aulas gravadas de Cooperativismo na Prática, Autogestão Ágil, Autoliderança, Comunicação Não Violenta, Social Media, Data Analytics, entre outros. Para ter acesso aos cursos, basta cadastrar-se gratuitamente em www.sicredi.com.br/nacomunidade/cursos. Todos os cursos são no formato digital e fornecem certificado de conclusão.

“É uma forma de contribuirmos com os negócios das mulheres daqui e mostrar que a nossa cooperativa está atenta às necessidades delas. As empresárias podem contar com a gente para crescer junto com seus negócios”, reforça a assessora de Programas Sociais da Cooperativa, Rafaela Trombim.

Topo