Gabriela Recco
O Hospital São José, de Criciúma, está recrutando voluntários para um estudo clínico focado no tratamento da depressão. A seleção dos participantes teve início em dezembro de 2024 e segue durante todo o ano de 2025. O estudo busca homens e mulheres com idades entre 18 e 74 anos, que tem diagnóstico de depressão e que estejam tomando medicamento antidepressivo, mas ainda não estão se sentindo melhor. Outros critérios serão avaliados e discutidos com a médica responsável.
A pesquisa está sendo coordenada pela médica pesquisadora de Morro da Fumaça, Dra. Kelen Cancellier Cechinel Recco. Ela ressalta que o estudo está sendo realizado em vários países do mundo, simultaneamente. “Sou médica psiquiatra e acompanho o aumento dos casos de depressão ano a ano, e é uma preocupação na saúde pública. Nem todos as medicações que existem atualmente funcionam para os pacientes, e, por isso, a importância de estar sempre investigando novas moléculas, novos medicamentos para tratar estes pacientes. E é isso que se propõe neste ensaio clínico que vem para estudar e analisar uma nova substância”, explica.
A médica fumacense reforça que qualquer pessoa pode se voluntariar, desde que atenda os critérios de seleção. “O Hospital São José é o único centro de Santa Catarina que está habilitado para realizar essa pesquisa em todo o estado e qualquer pessoa, de qualquer lugar pode se candidatar, só precisa ter disponibilidade para se deslocar até o hospital durante o estudo. Todas as despesas, incluindo transporte, alimentação, exames, consultas e medicamentos são pagos pela empresa patrocinadora”, pontua Kelen.
A pessoa que se candidatar passa por uma avaliação, onde realiza uma bateria de testes durante 30 dias para ser habilitada a entrar no estudo. A medicação já passou por testes de segurança, ou seja, seu uso é seguro, afirma a médica. “O hospital São Jose é uma grande referência em estudos clínicos. E às vezes não nos damos conta, mas qualquer medicação que compramos na farmácia obrigatoriamente passou por estudos, em laboratórios, em animais e em seres humanos, antes de ser comercializada”, ressalta a médica.
Para obter informações ou para se inscrever, os interessados podem entrar em contato com o Centro de Pesquisa do Hospital São José pelo telefone/ WhatsApp, (48) 3431-1780 ou clicando aqui.