Trânsito

Maio Amarelo: dirigir sem habilitação lidera o ranking de infrações registradas neste ano em Morro da Fumaça

Maio Amarelo: dirigir sem habilitação lidera o ranking de infrações registradas neste ano em Morro da Fumaça
DAIANA CARVALHO / PMMF

Campanha alerta sobre a importância da boa conduta no trânsito e estimula a realização de ações de conscientização durante todo o mês.

As ações de conscientização sobre a importância de um trânsito mais tranquilo e seguro é um dos temas em evidência neste mês em todo o país. Com o slogan ‘Paz no Trânsito começa por você’, a Campanha Maio Amarelo envolve todos os municípios do território nacional que em um esforço conjunto planejam ações para chamar a atenção para o assunto.

Em Morro da Fumaça, a mobilização vem ocorrendo durante todo o mês. Além das tradicionais camisetas e faixas informativas alertando para a pauta, veículos destruídos em acidentes de trânsito estão expostos nos principais acessos à cidade. “Tem situações que a imagem fala por si só. Pensando nisso, colocamos os veículos nesses pontos para ganhar a atenção da comunidade e conseguir transmitir a mensagem”, detalha o coordenador do Demutran, William Bruning.

De acordo com dados disponíveis no site do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC), com base nos registros  de infrações no município em 2024, do total de 1.311 ocorrências reportadas até o dia 22 de maio, a maior incidência de multas acontece devido a falta de habilitação para dirigir (123), seguido da falta de licenciamento dos veículos (104) e uso de calçado inadequado (88).

As estatísticas, conforme Bruning revelam uma mudança no comportamento dos condutores nos últimos anos. “Entre 2021 e 2023, as principais infrações eram relacionadas ao não uso do cinto de segurança e a utilização do celular ao dirigir. Felizmente, depois de muito se falar sobre o tema, o total de irregularidades destes gêneros vem caindo significativamente, chegando a reduções superiores a 50% de um ano para outro. A partir desta constatação, vamos nos debruçar sobre as novas demandas que estão liderando o ranking de infrações no município”, destaca.

Para encerrar o mês de conscientização e falar diretamente com os condutores, na próxima semana, em parceria com as Polícias Militar e Civil, o Demutran estará realizando uma blitz educativa no município. A abordagem está prevista para ocorrer na quarta-feira, dia 29, às 14 horas, no cruzamento das ruas José Cechinel e Vanteiro Margotti, no semáforo da cidade.

Topo