Geral

Maggiofest traz exposição e novas alternativas para a cerâmica artística

Maggiofest traz exposição e novas alternativas para a cerâmica artística
Gabriela Recco

Uma novidade na Feira de Artesanato deste ano na Maggiofest foi a exposição do Forno Econômico a gás para queima de cerâmica artística. Os visitantes puderam conferir de perto o processo de construção e funcionamento do forno, além de aprender sobre as técnicas de queima dos materiais produzidos.

De acordo com artesão, Mario Pereira, a intenção é popularizar ainda mais a cerâmica artística em Morro da Fumaça e incentivar as pessoas a se interessarem por essa arte milenar. Com o Forno Econômico a gás, será possível que novos artesãos locais tenham acesso a um equipamento de qualidade e baixo custo para desenvolver suas peças.

Para o projeto do forno são necessários um tambor de 200 litros com tampa móvel, tijolos maciços, terra refratária, silicato de sódio, placa refratária, maçarico lança chamas, um botijão de gás e uma caixa com água. O custo médio é de R$ 640.

“Este projeto é dos ceramistas Eder Rezende e Renato Castro, foi uma criação deles. Entrei em contato e eles me explicaram como funciona. E como temos a cerâmica artística aqui em nossa cidade muito forte, trouxe a ideia para popularizar ainda mais. Com baixo custo e com material em conta, já que temos tudo aqui em Morro da Fumaça. Com um botijão de gás dá para fazer três queimas, e aproveitando bem os espaços, dá para colocar até umas 70 peças pequenas ou médias dentro do tambor. Esse forno tem seis anos, é altamente eficiente”, explica Pereira.

Topo