GABRIELA RECCO
A comunidade de Linha Torrens, em Morro da Fumaça, instalou há quase dois anos um Ecoponto para receber materiais recicláveis. Neste período, os moradores passaram a separar mais assiduamente os itens e devido a grande demanda o local precisará ser ampliado. Na primeira etapa do projeto coordenado pela Associação de Moradores foram utilizados recursos próprios e parceria com a Fundação do Meio Ambiente (Fumaf) e a Cermoful.
“Agora com o apoio da comunidade e de emenda parlamentar da Câmara de Vereadores, vamos construir mais dois pontos ecológicos. Um em cada extremo do bairro para atender as residências mais longes do atual ponto. Acreditamos que toda semana mais de 300kg de resíduos prontos para reciclar são recolhidos”, destaca o presidente da associação, Glauber Recco.
Os materiais colocados no Ecoponto são recolhidos toda quinta-feira pelo sistema de coleta seletiva do município. Eles são levados para locais que fazem a separação e reaproveitamento destes resíduos. “Todos os moradores da Linha Torrens usam e com a ampliação dos pontos mais pessoas poderão utilizar. Esse projeto é importante pela educação e a conscientização de que estamos num processo de mudanças climáticas e que toda ação de cada cidadão, juntando, com a ação de todos, potencializa os resultados necessários para um planeta mais sustentável. Estamos fazendo a nossa pequena parte aqui na Linha Torrens”, coloca Recco.