Os vereadores de Morro da Fumaça formarão uma comissão para acompanhar o andamento do projeto de desassoreamento do Rio Urussanga. A decisão foi tomada após encontro com representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do manancial.
Conforme a presidente do comitê, Carla Cristina Possamai Della, o projeto está na Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Fatma), aguardando a liberação ambiental. “Os vereadores de Morro da Fumaça foram os primeiros a nos procurar para tratar do assunto e isso nos deixa felizes, pois precisamos desta força para que o projeto seja encaminhado”, destaca.
O projeto foi elaborado pela Unesc em 2012 e o valor pago pelos prefeitos de oito municípios cortados pelo rio. Hoje, o valor estipulado para o trabalho de desassoreamento está em R$ 120 milhões. “Morro da Fumaça é um dos municípios mais impactados pela situação em que se encontra o Rio Urussanga. Vamos formar esta comissão, coletar informações e buscar recursos para a aplicação deste projeto”, salienta o presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos Bortolin, o Calita (PMDB).
Agora a situação será levada ao presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), o prefeito de Cocal do Sul Ademir Magagnin (PP), para que os prefeitos também ingressem na mobilização.