Saúde

Junho Vermelho: Saúde fumacense organiza ‘Dia D de doação de sangue’

Junho Vermelho: Saúde fumacense organiza ‘Dia D de doação de sangue’
Daiana Carvalho / PMMF

Com transporte gratuito até o hemocentro de Criciúma, estratégia visa estimular adesão e ampliar as doações.

Em apoio a Campanha Junho Vermelho, realizada anualmente com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, a Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça está organizando um ‘Dia D de doação’. A estratégia de incentivo visa mobilizar o maior número de doadores e facilitar o deslocamento dos interessados até o hemocentro de Criciúma.

A ação está prevista para ocorrer no dia 24 de junho, com partida prevista para às 13h, em frente à sede da Secretaria de Saúde. Para participar os doadores devem fazer contato por meio do (48) 3434 1711 e incluir o nome na lista de adeptos à campanha. “O ato de doar sangue é um gesto de amor ao próximo que pode salvar diversas vidas. Com uma doação, até quatro vidas podem ser salvas e diversas outras beneficiadas com a doação de plaquetas, componente sanguíneo, fundamental para pacientes em tratamento de inúmeras doenças”, pontua a secretária de Saúde, Lucelane de Souza Antunes.

A doação de sangue é feita de forma segura por meio de etapas. O candidato é avaliado para verificar se está em condição de saúde que o permita doar, faz o cadastro de doador e passa por uma avaliação médica. A coleta tem tempo médio de 10 minutos, e é feita através de uma punção com agulha em uma veia do braço com material estéril, descartável e padronizado. “Além de garantir o atendimento de muitos catarinenses, neste momento de crise no Rio Grande do Sul, as doações são mais que fundamentais. Nossos bancos de sangue também podem ser utilizados como alternativa para salvar vidas no Estado vizinho”, destaca Lucelane.

Rotineiramente, o Hemosc de Criciúma é responsável por abastecer 42 municípios das três regiões do Sul catarinense, totalizando 25 hospitais. Para manter o estoque ideal, é necessário coletar, em média, 80 bolsas por dia. A maior demanda é pelas tipagens A e O, sendo o O negativo o mais solicitado, devido às transfusões de emergência.

Requisitos básicos para doação de sangue:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
    Pesar no mínimo 50kg;
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.

Informações adicionais podem ser obtidas no site do Hemosc.

Topo