ASSESSORIA UNESC
Atividade encerrou oficialmente a programação da 15ª Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade.
Uma Batalha de Pitches movimentou o Centro de Inovação de Criciúma (CRIO) na tarde deste sábado (19/10) e marcou o encerramento da 11ª Feira da Inovação da Unesc. Os 14 projetos inscritos tiveram a oportunidade de realizar apresentações no modelo de pitch.
Em quatro minutos, cada participante da batalha tinha a missão de contextualizar suas soluções e os problemas resolvidos por elas, além do modelo de negócio idealizado, públicos-alvo e potencial das ideias de se tornarem escaláveis.
A banca de jurados, composta por quatro especialistas de diferentes áreas da Unesc, determinou as três equipes vencedoras. Cada participante vencedor recebeu premiação em dinheiro – R$ 1,5 mil para os primeiros colocados, R$ 1 mil para os vice-campeões e R$ 750 para os que terminaram em terceiro. Os critérios adotados para a avaliação foram originalidade e criatividade no desenvolvimento da solução, relevância do potencial de inovação, aplicabilidade da proposta e a clareza na condução da apresentação do pitch.
O primeiro lugar ficou com a Tetralizando, um jogo interativo nascido de um projeto acadêmico do Curso de Design da Unesc com o objetivo de resolver dificuldades e desafios do Centro Especializado em Reabilitação da Universidade (CER Unesc).
O tabuleiro interativo e colorido, criado pelas estudantes Dandara Jardim e Suely Araújo tem o objetivo de contribuir com o processo de reabilitação de pacientes que tiveram acidente vascular cerebral (AVC). A Batalha de Pitches teve, em segundo lugar, a SafeSpace e na terceira posição os jurados escolheram a Happy Pet.
A oportunidade de apresentar a plataforma foi importante para o amadurecimento e a validação da ideia do Tetralizando, segundo a dupla vencedora. Nesta fase, o objetivo é seguir com o desenvolvimento da solução, dentro do Iparque Unesc e depois partir patentear a ideia. “É um jogo de tabuleiro inspirado no Tetris, só que o diferencial está no fato de ser um jogo físico, colorido e texturizado, que vem ajudando pacientes. Pessoas em recuperação de AVC tem algumas particularidades, como dificuldade de fazer o movimento de pinça e a baixa visão, em muitos casos”, relata Dandara.
Segundo Suely, os objetos utilizados no processo de recuperação pela equipe do CER são jogos infantis adaptados a adultos. “Os pacientes relatavam que se sentiam infantilizados nesse momento de reabilitação, por conta dos jogos trabalharem com imagens e desenhos bastante voltados a crianças. Com nossa ferramenta eles se sentem mais animados”, destaca.
Incentivo ao empreendedorismo
Para o agente de Inovação da Unesc, Christian Engelmann, a Feira da Inovação desempenha um papel essencial de incentivo ao empreendedorismo nas comunidades interna e externa da Universidade, já que a admissão de ideias era livre. “Tivemos uma grande programação ao longo da semana, culminando na Batalha de Pitches, com uma extensa trilha de conteúdo atual e relevante para quem deseja conhecer um pouco mais desse universo. É uma grande porta de entrada para o mundo da inovação”, destacou. Engelmann também mencionou que todos os projetos de negócios da feira foram convidados a ingressar nos programas de pré-incubação e incubação da universidade.
Múltiplas experiências de aprendizado
A Feira da Inovação ocorreu desde terça-feira (15/10), encerrando neste sábado, em paralelo à 15ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc. Os eventos, realizados tanto na Universidade quanto no CRIO, ampliaram as possibilidades de participação da comunidade externa e envolveram ainda mais os estudantes no propósito da graduação pautada em múltiplas experiências na Universidade, conforme aponta a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes.
“Temos o compromisso de formar profissionais capazes de integrar diferentes áreas do conhecimento e atuar de forma transformadora nos diferentes contextos, com competências técnicas e comportamentais, além de um olhar crítico e humano. É assim que surgem as inovações”, afirmou.
A gerente da Agência de Inovação da Unesc, Elenice Padoin Juliani Engel, destacou a importância de inserir o CRIO nas programações da SCT e da Feira. “Pela primeira vez, esse espaço inaugurado no primeiro semestre teve a oportunidade de receber as atividades e, assim, apresentar esse grande ambiente de inovação que faz parte da vida da região. O CRIO já está recebendo muitas iniciativas voltadas à inovação e ao desenvolvimento de ideias, como as apresentadas na Batalha de Pitches”, pontuou.
Confira os projetos apresentados e os resumos das soluções:
- Guardian AI – Dispositivo vestível que monitora dados vitais em tempo real, permitindo intervenções precoces e melhor acompanhamento da saúde dos pacientes.
- Gifter – Sistema de fidelização para pequenos lojistas, utilizando descontos personalizados e WhatsApp para automatizar processos de pós-venda e incentivar recompras.
- SmartBox Inteligência a Serviço do Transplante – Caixa de transporte de órgãos humanos para transplante com sensores de temperatura, GPS e comunicação via aplicativo para acompanhamento em tempo real.
- Safe Space – Aplicativo para conectar pessoas do espectro autista a locais adaptados às suas necessidades.
- Tetralizando – Jogo de tabuleiro inspirado no Tetris, desenvolvido para reabilitação de pessoas com AVC, estimulando o sensorial com níveis de dificuldade variados.
- Protótipo de sorodiagnóstico para dengue dentro dos padrões ASSURED – Produção de um teste sorodiagnóstico baseado em peptídeos com alta sensibilidade e especificidade para a detecção de dengue.
- Teste rápido para diagnóstico em acidentes ofídicos – Teste rápido para diagnóstico de acidentes ofídicos, desenvolvido com parcerias estratégicas e com foco em revolucionar o atendimento emergencial.
- Plataforma de Conexão Cultural – Plataforma de integração para artistas e contratantes, permitindo a construção de pontes entre ambos e facilitando o relacionamento e contratações.
- Happy Pet – Plataforma que conecta donos de pets a espaços pet-friendly e usa IA para recomendar serviços com base no perfil do usuário e do pet.
- NoStress – Plataforma gamificada para monitorar e compreender emoções no ambiente de trabalho, promovendo o bem-estar psicológico.
- É do Brasil – Plataforma de e-commerce para produtos com Indicação Geográfica (IG) do Brasil, valorizando a diversidade cultural e territorial.
- GarageAI – Inteligência artificial que fornece estimativa de custo precisa de projetos em poucos minutos.
- Integral – Gestão da Qualidade Vida – Plataforma que une ciência e práticas integrativas para promover bem-estar e saúde mental em ambientes organizacionais.
- CRM BPO – Plataforma completa de CRM que oferece desde geração de leads até a gestão de clientes e acompanhamento de vendas.