Educação

Iniciativa do Circo de Teatro do Biriba arrecada mais de 600 quilos de material reciclável nas escolas

Iniciativa do Circo de Teatro do Biriba arrecada mais de 600 quilos de material reciclável nas escolas
Gabriela Recco

Aproveitando o espetáculo infantil projeto “Sementes do Futuro”, o Circo de Teatro do Biriba realizou uma ação de coleta de resíduos sólidos nas escolas municipais de Morro da Fumaça. O intuito era ampliar a conscientização dos alunos que tiveram a oportunidade de participar das apresentações. Os materiais foram recolhidos nesta segunda-feira (9) em sete unidades de ensino e entregue para uma família de recicladores.

Ao todo, a campanha retirou 603 quilos de recicláveis do meio ambiente. A escola Vicente Guollo, no bairro Naspolini, foi a que mais recolheu, ultrapassando 200 quilos. Como premiação, a escola receberá uma TV 32 polegadas. “Essa iniciativa foi um desejo pessoal do Biriba para fazer com que as crianças continuem se inspirando a separar os materiais recicláveis. Queremos que elas tenham isso sempre em seus corações, que precisamos cuidar mais do nosso planeta”, enfatiza Geraldo Passos, o Biriba.

A diretora da escola Vicente Guollo, Andresa Rufino Kuntz, destaca que a comunidade do bairro Naspolini já tem a cultura de separar materiais recicláveis. “Na nossa escola também sempre trabalhamos essa conscientização. Nós incentivamos muito nossos alunos em sala de aula, explicamos a importância de separar e encaminhar para a reciclagem. E nessa campanha também contamos com a colaboração das famílias. O sucesso foi esse, todos se envolveram”, coloca Andresa.

A segunda escola que mais arrecadou foi a escola Zuleima Búrigo Guglielmi e, também, vai ganhar uma TV 32 polegadas. “Se nós não começarmos de pequenos essa conscientização da reciclagem, o que vai ser do nosso planeta? Só lixo. E a iniciativa do Biriba foi maravilhosa. Nossa escola preza muito pela reciclagem há muitos anos. E quando o Biriba nos convidou para este projeto, prontamente apoiamos”, destaca a diretora da escola, Elaine Cristina Zanatta.

“Sem dúvida essa iniciativa foi maravilhosa. Ajuda a incentivar essa questão da reciclagem, da sustentabilidade. São ações importantes e o meio ambiente agradece”, pontua a diretora da escola Agenor Bortolatto, Kétsa Carrer Nogaredo. A diretora também evidenciou a importância do projeto “Sementes do Futuro”. “Através do entretenimento eles tiveram uma aula sobre a importância de cuidar do meio ambiente e despertar a consciência”, acrescenta.

Confira o total arrecadado de materiais recicláveis de cada escola:

Escola Vicente Guollo: 218,5kg

Escola Zuleima Búrigo Guglielmi:  114,5kg

Escola Biazio Maragno: 92,5kg

Escola Agenor Bortolatto: 54,5kg

Escola Pietro Maccari: 53kg

Escola Olivio Recco: 49,5kg

Escola Maurina de Souza: 21kg

Projeto

Promovido pelo Circo de Teatro do Biriba, através do Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina (PIC) e aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, o projeto “Sementes do Futuro”, é um espetáculo infantil que aborda temas como o meio ambiente, reciclagem, educação financeira, valorização das profissões e o uso consciente da água e de energia. As apresentações são gratuitas para as escolas e tem como público principal as crianças e adolescentes (do Pré ao 6º ano).

O projeto conta com o incentivo das empresas Super das Frutas, Lojas Adelino, Faimec Móveis e Liga Química Industrial, que através da dedução do ICMS, formam esta parceria, proporcionando acesso à arte em cidades da região carbonífera e também do extremo sul do Estado.

Topo