Gabriela Recco
Aproveitando o espetáculo infantil projeto “Sementes do Futuro”, o Circo de Teatro do Biriba realizou uma ação de coleta de resíduos sólidos nas escolas municipais de Morro da Fumaça. O intuito era ampliar a conscientização dos alunos que tiveram a oportunidade de participar das apresentações. Os materiais foram recolhidos nesta segunda-feira (9) em sete unidades de ensino e entregue para uma família de recicladores.
Ao todo, a campanha retirou 603 quilos de recicláveis do meio ambiente. A escola Vicente Guollo, no bairro Naspolini, foi a que mais recolheu, ultrapassando 200 quilos. Como premiação, a escola receberá uma TV 32 polegadas. “Essa iniciativa foi um desejo pessoal do Biriba para fazer com que as crianças continuem se inspirando a separar os materiais recicláveis. Queremos que elas tenham isso sempre em seus corações, que precisamos cuidar mais do nosso planeta”, enfatiza Geraldo Passos, o Biriba.
A diretora da escola Vicente Guollo, Andresa Rufino Kuntz, destaca que a comunidade do bairro Naspolini já tem a cultura de separar materiais recicláveis. “Na nossa escola também sempre trabalhamos essa conscientização. Nós incentivamos muito nossos alunos em sala de aula, explicamos a importância de separar e encaminhar para a reciclagem. E nessa campanha também contamos com a colaboração das famílias. O sucesso foi esse, todos se envolveram”, coloca Andresa.
A segunda escola que mais arrecadou foi a escola Zuleima Búrigo Guglielmi e, também, vai ganhar uma TV 32 polegadas. “Se nós não começarmos de pequenos essa conscientização da reciclagem, o que vai ser do nosso planeta? Só lixo. E a iniciativa do Biriba foi maravilhosa. Nossa escola preza muito pela reciclagem há muitos anos. E quando o Biriba nos convidou para este projeto, prontamente apoiamos”, destaca a diretora da escola, Elaine Cristina Zanatta.
“Sem dúvida essa iniciativa foi maravilhosa. Ajuda a incentivar essa questão da reciclagem, da sustentabilidade. São ações importantes e o meio ambiente agradece”, pontua a diretora da escola Agenor Bortolatto, Kétsa Carrer Nogaredo. A diretora também evidenciou a importância do projeto “Sementes do Futuro”. “Através do entretenimento eles tiveram uma aula sobre a importância de cuidar do meio ambiente e despertar a consciência”, acrescenta.
Confira o total arrecadado de materiais recicláveis de cada escola:
Escola Vicente Guollo: 218,5kg
Escola Zuleima Búrigo Guglielmi: 114,5kg
Escola Biazio Maragno: 92,5kg
Escola Agenor Bortolatto: 54,5kg
Escola Pietro Maccari: 53kg
Escola Olivio Recco: 49,5kg
Escola Maurina de Souza: 21kg
Projeto
Promovido pelo Circo de Teatro do Biriba, através do Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina (PIC) e aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, o projeto “Sementes do Futuro”, é um espetáculo infantil que aborda temas como o meio ambiente, reciclagem, educação financeira, valorização das profissões e o uso consciente da água e de energia. As apresentações são gratuitas para as escolas e tem como público principal as crianças e adolescentes (do Pré ao 6º ano).
O projeto conta com o incentivo das empresas Super das Frutas, Lojas Adelino, Faimec Móveis e Liga Química Industrial, que através da dedução do ICMS, formam esta parceria, proporcionando acesso à arte em cidades da região carbonífera e também do extremo sul do Estado.