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Inicia nesta segunda-feira o período para regularização de túmulos do Cemitério Municipal São Roque

Inicia nesta segunda-feira o período para regularização de túmulos do Cemitério Municipal São Roque
Daiana Carvalho / PMMF

Gratuito, o recadastramento das concessões têm prazo de 30 dias para ocorrer.

O Governo Municipal de Morro da Fumaça, por meio da Secretaria de Infraestrutura, deu início nesta segunda-feira, 11, ao processo de regularização dos túmulos no Cemitério Municipal São Roque, localizado no bairro Bortolatto. Esta ação faz parte de um conjunto de melhorias planejadas pela Prefeitura desde 2023, visando otimizar a gestão do espaço.

Segundo o prefeito, Agenor Coral, o crescimento desordenado do cemitério e a necessidade urgente de reestruturação motivaram a contratação de uma empresa especializada para a obtenção da licença ambiental e a execução de outros serviços, como o georreferenciamento dos túmulos. “Agora, com cada unidade devidamente identificada, daremos início à etapa de recadastramento das sepulturas”, afirma o prefeito.

Documentação necessária

Para regularizar o túmulo, o proprietário ou familiar do falecido deverá comparecer ao Núcleo Administrativo dos Cemitérios, localizado no pavimento térreo do Edifício San Valentin, na Rua Inocente Pagnan, nº 21, Centro, em Morro da Fumaça. É necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de identificação com foto;
  • Comprovante de endereço;
  • Certidão de óbito do falecido;
  • Documentos que comprovem a doação ou concessão do túmulo;
  • Informações sobre o número e quadra da sepultura ou lote.

O processo de regularização terá um prazo de 30 dias para ser concluído, e o recadastramento é gratuito. Para mais informações, a população pode entrar em contato pelo telefone (48) 3434-6100.

Objetivo do recadastramento e otimização dos espaços

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Natan Felipe de Souza, o recadastramento das concessões de túmulos é uma etapa fundamental para a emissão das certidões de posse, documento essencial para utilizar os serviços do cemitério. “Com a atualização dos cadastros, também será possível otimizar os espaços e liberar novas áreas para sepultamentos”, explica Natan. Além disso, ele destaca que o procedimento de regularização é necessário para garantir a implementação das adequações planejadas para o cemitério, o que inclui a reorganização e ampliação da infraestrutura do local.

Atualmente, cerca de mil sepulturas estão cadastradas no Cemitério Municipal São Roque. Os túmulos mais antigos, cujos responsáveis não forem encontrados, terão os restos mortais exumados e trasladados para o ossuário do próprio cemitério. Em paralelo a essas melhorias, a Prefeitura de Morro da Fumaça adquiriu uma área ao lado do Cemitério Municipal para ampliar, de acordo com a demanda, a disponibilidade de terrenos para sepultamentos.

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