JÉSSICA PEREIRA / NOVO TEXTO
Com o foco na melhoria contínua dos trabalhos realizados e na possibilidade de auxiliar na preservação ambiental e na sustentabilidade, o Grupo RAC (composto pelas empresas RAC Saneamento e RACLI Limpeza Urbana) passa a fazer parte do Movimento ODS Santa Catarina. Uma oportunidade de consolidar o trabalho que já vem sendo desenvolvido e colaborar ainda mais com o futuro das próximas gerações.
“Para o Grupo RAC, fazer parte do Movimento ODS – Santa Catarina, significa contribuir com um movimento social que visa cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, explica a engenheira ambiental e sanitarista do Grupo RAC, Ionice Maria Vefago.
Ainda, de acordo com o Movimento ODS – Santa Catarina, a Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, na busca do fortalecimento da paz universal, onde o referido plano de ação indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro. É um plano para governos, sociedade, empresas, escolas/universidades, para todos.
Ações importantes realizadas
Conforme Ionice, dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, as empresas do Grupo RAC realizam no mínimo uma ação por ODS, por exemplo: Campanha do Agasalho; Campanha de arrecadação de alimentos; Outubro Rosa; Centro de Educação Ambiental; Abertura de vagas com igualdade de gênero; Estação de Tratamento de Efluentes; Usina de Biogás; Vale alimentação; Inovação nos processos do aterro sanitário; Acessibilidade; Saneamento; Coleta e disposição de resíduos; Geração de energia elétrica através do biogás; Tratamento do resíduo e efluente evitando a contaminação das águas; Reserva legal; Certificado da ISO 14001; Campanha de coleta seletiva.
“Com esta conquista os trabalhos continuam pautados na política do grupo, que é a melhoria contínua, ou seja, fazer sempre melhor a cada dia, buscando atender as leis e regulamentos aplicáveis, bem como satisfazer os nossos clientes, que é a população das cidades. E a comunidade também pode auxiliar em todo este trabalho, repensando suas atitudes no dia a dia, reduzindo o consumo, reutilizando os recipientes e embalagens, reciclando os materiais, e praticando os ODS sempre que possível, senão todos, pelo menos alguns”, garante a engenheira.