DAIANA CARVALHO / PMMF
Durante o encontro, técnicos do Samae irão detalhar os projetos que serão executados no decorrer deste ano.
O Governo de Morro da Fumaça, por meio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) realiza na próxima segunda-feira, dia 6, uma audiência pública para apresentar as obras previstas no Plano Municipal de Saneamento e realizar o detalhamento dos projetos que serão executados no município neste ano.
A reunião acontecerá no Salão Paroquial do Bairro Naspolini, a partir das 19h. “Estamos convidando toda a comunidade, os consumidores do sistema de água e esgoto do município, em especial os do bairro Naspolini, para a apresentação do projeto de implantação da rede coletora de esgotamento sanitário. Além de ouvir a comunidade, o nosso objetivo é demonstrar como acontecerá a evolução das obras e as melhorias que a implementação desse sistema irá trazer para a população fumacense”, esclarece o prefeito, Agenor Coral.
Com início previsto para este semestre, a obra prevê a construção de mais de 130 quilômetros de rede de coleta de esgoto, que englobam as áreas urbana e rural da cidade. “É um projeto de extrema importância para a cidade, visto que atualmente todo o esgotamento sanitário da cidade cai na rede pluvial do município. De acordo com o Marco Legal do Saneamento, aprovado em 2020, todos os municípios brasileiros devem atender a 99% da população com serviços de água potável e ao menos 90% dos habitantes com coleta e tratamento de esgoto até 2033”, destaca o gestor.
A rede coletora de esgoto consiste em um sistema subterrâneo de tubulações que cortará o município do bairro Graziela ao bairro Naspolini, conectando-se aos imóveis, eliminando o descarte irregular de esgoto. O tratamento do material recolhido será realizado através da ETE. “O município optou por um tipo de tratamento modular aeróbico, com capacidade de processamento dimensionado e tecnologia para garantir que não ocorra a emissão de odores. É um sistema moderno, composto por tanques e decantadores que receberão o material da rede coletora através de uma Estação Elevatória”, detalha o engenheiro químico e diretor do Samae, Rogério Sorato.
Além de proporcionar mais qualidade de vida à população, o novo sistema, que será implementado por etapas, deve trazer benefícios importantes em relação à redução dos impactos ambientais gerados pelo descarte irregular de esgoto. “Com a implantação do sistema, vamos eliminar as questões ligadas ao mau cheiro, a proliferação de pragas e promover mais saúde, tendo em vista que estaremos minimizando os agentes causadores de doenças ligadas a falta de saneamento. Essa é uma reivindicação antiga dos moradores, principalmente aqueles que moram próximos ao Rio Linha Torrens, que hoje é o principal impactado pelo descarte inadequado do esgotamento sanitário”, frisa o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.
A nova etapa de trabalho a ser executada pelo Samae acontece após a universalização do abastecimento de água em 100% do município, iniciada em 2018, quando a Administração Municipal municipalizou o serviço de Água e Esgoto em Morro da Fumaça. A audiência de segunda-feira é o segundo encontro realizado na cidade para o detalhamento do projeto.