ÉMERSON JUSTO / PMMF
Projeto foi diluído em etapas. Primeira parte está sendo executada na Rua Teresa Mariana de Jesus.
O Governo de Morro da Fumaça está realizando mais uma obra que trará grandes benefícios à população fumacense. Iniciou-se nos últimos dias os trabalhos para a execução do projeto da Macrodrenagem Central, que visa minimizar os problemas com alagamentos no Centro da cidade. Os serviços foram diluídos em etapas. A primeira parte será executada na Rua Teresa Mariana de Jesus.
Segundo o secretário do Sistema de Infraestrutura, Natan Felipe Souza, a primeira etapa será a de maior complexidade. “A execução de um projeto de drenagem é inversa ao processo de escoamento, ou seja, inicia a partir do deságue da água no rio até a captação. Os trabalhos desse primeiro trecho são relativamente complexos por serem tubos de grande diâmetro, assentados a uma grande profundidade. Serão duas linhas de drenos de um metro e vinte a uma profundeza de até quatro metros”, explica.
Os serviços iniciaram no encontro da Rua Teresa Mariana de Jesus com o Rio Linha Torrens e seguirá até o entroncamento com a Rua Prefeito Vergínio Maccari. “Devido a complexidade dos trabalhos, prevemos ser o trecho mais curto, porém demandando maior investimento. Serão aplicados mais de R$ 460 mil para a realização dos trabalhos em um distância de 338 metros”, relata o secretário. A empresa vencedora do processo licitatório é a RD Engenharia e Construções LTDA.
Projeto da Macrodrenagem Central
Após a execução da primeira etapa na Rua Teresa Mariana de Jesus, que tem prazo de 60 dias para a realização dos trabalhos, a drenagem passará pelas ruas Ângelo Serafin, Deputado Antônio Guglielmi Sobrinho, Prefeito Paulino Bif e Pedro Frasson, além da Avenida Inocente Pagnan. O projeto terá um aporte de aproximadamente R$ 2 milhões e vai abranger 1.166 metros de extensão.
“A proposta é de minimizar os problemas de alagamentos na região Central, principalmente no entorno do Ginásio de Esportes Jorge Silva e na Avenida Inocente Pagnan. Depois de uma série de medidas tomadas, já fazem mais de dois anos que essa região não sofre com grandes inundações, mas queremos minimizar ainda mais os riscos em dias com grandes volumes de chuvas”, comenta o vice-prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo.
O prefeito municipal, Agenor Coral, fala que a população precisa ter compreensão e paciência durante a realização dos trabalhos. “Para garantir as melhorias com a implantação da drenagem, é necessário gerar alguns transtornos, principalmente no acesso às residências e trafegabilidade das ruas. Porém, queremos conduzir as obras da maneira mais rápida e eficiente possível, fazendo com que as adversidades sejam passageiras, mas os benefícios permanentes. Após as obras, todas as ruas que receberão o trabalho de drenagem serão repavimentadas, incluindo as sinalizações horizontais e verticais e a acessibilidade necessária”, ressalta.