DAIANA CARVALHO / PMMF
Somadas as etapas I e II, investimento em drenagem no Centro do município chega a R$ 2 milhões
O Governo municipal de Morro da Fumaça nesta segunda-feira, dia 10, deu início a mais uma importante obra de infraestrutura e de prevenção a cheias na cidade. Por meio da Secretaria de Infraestrutura, a municipalidade está executando a etapa II da Drenagem Central.
O projeto prevê uma série de intervenções que têm como principal objetivo amenizar os impactos causados pela chuva em dias com alto volume registrado em curto período de tempo. “Somando a etapa I e II da drenagem central chegamos a aproximadamente R$ 2 milhões investidos em drenagem. Com esse segundo aporte, almejamos eliminar os problemas de alagamentos registrados nas imediações do Ginásio de Esportes Jorge Silva e na Rua Inocente Pagnan, por exemplo”, destaca o prefeito, Agenor Coral.
A infraestrutura também tem papel estruturante para a região central da cidade, para que em seguida possa ser executada a implementação do Parque Linear que está em fase de licitação. “O Parque Linear irá requalificar toda a região central da cidade em torno do trilho da Ferrovia Tereza Cristina [FTC]. Por meio do investimento, a cidade vai passar a ter um espaço comunitário para a prática de esportes, turismo e lazer bem no coração da cidade”, destaca o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.
A primeira intervenção da II etapa, está acontecendo nos primeiros 50 metros da Rua Teresa Mariana de Jesus no trecho do entroncamento com as ruas 20 de Maio e Ângelo Serafim. Com base nisso, a passagem de veículos está sendo desviada pela parte interna do terreno situado ao lado da via, conforme ocorreu durante a obra de pavimentação do trecho, em 2023. Além desta intervenção, as máquinas também estão trabalhando em parte da Rua 20 de Maio, gerando bloqueios parciais ou totais, de forma temporária.
“Neste ponto será construída uma caixa de passagem que conectará o trecho já executado da drenagem junto a Rua Teresa Mariana de Jesus com o restante da drenagem central a ser executada. Esperamos finalizar essa etapa entre os dias 10 e 15 de junho”, detalha o secretário de Infraestrutura, Natan Felipe Souza.
Maior que a etapa anterior, a segunda etapa da drenagem central tem como ponto de partida o entroncamento da Rua Teresa Mariana de Jesus, cortando a Rua 20 de Maio, percorrendo a Rua Ângelo Serafim, seguindo pelas ruas Deputado Antonio Guglielmi Sobrinho, passando pela Rua Ítalo Primo Naspolini, até a Avenida Inocente Pagnan. A planta esquemática da obra também prevê a drenagem da Rua Prefeito Paulino Bif, que corta a cidade, em paralelo a Rua Deputado Antonio Guglielmi Sobrinho até se conectar a Rua Ângelo Serafim.