Geral

Governo fumacense desqualifica empresa vencedora de licitações e anuncia nova contratada

Governo fumacense desqualifica empresa vencedora de licitações e anuncia nova contratada
Daiana Carvalho / PMMF

Empresa assumiu dois contratos, mas após problemas na execução dos projetos abandonou as obras.

Parada desde o final do mês de junho deste ano, a pavimentação da Rua Ema Cesca, situada no bairro Jussara, em Morro da Fumaça, foi retomada na última semana, após a municipalidade desqualificar a empresa vencedora da licitação e contratar uma nova construtora. Iniciada no mês de março, a obra foi abandonada pela empresa vencedora do processo licitatório com 23,5% do projeto executado, após problemas na execução da infraestrutura prevista.

“Infelizmente, a briga pelo melhor preço, quesito utilizado como fator decisivo para a definição dos vencedores das licitações, acaba gerando situações como essa. A empresa chegou a um orçamento muito baixo, enfrentando problemas para cumprir o contrato e principalmente para atender o padrão estipulado para a obra. Abandonou o serviço, gerando prejuízos para a municipalidade e para a população. O processo de desqualificação é algo demorado e retarda a retomada da obra. Agora, vencido essa etapa, os trabalhos vão avançar”, explica o prefeito, Agenor Coral.

A assinatura da nova ordem de serviço foi realizada no dia 25 de outubro e a empresa Integrare Consultoria e Serviços Imobiliários Ltda assume o projeto daqui para frente. “A obra já foi retomada e deve ser concluída em 4 meses. Lamentamos o ocorrido, isso traz prejuízos para todos os envolvidos e não contribui com o desenvolvimento da cidade. Precisamos de seriedade e profissionalismo por parte das empresas que participam das licitações”, pontua o secretário de Infraestrutura, Natan Felipe Souza.

O projeto foi viabilizado por meio de emenda parlamentar dos deputados Jair Miotto e Rodrigo Minotto, ao todo serão investidos mais de R$ 600 mil. A melhoria contempla a pavimentação em lajota, calçada com acessibilidade em ambos os lados, sistema de drenagem pluvial, boca de lobo e sinalização viária. “Até o momento foi feito a drenagem e parte do meio fio, agora o foco é terminar de colocar o meio fio e iniciar a colocação de lajotas e posteriormente as calçadas”, detalha o secretário.

Problema recorrente

Além da obra na Rua Ema Cesca, a empresa desqualificada também abandonou a revitalização da Sede da Associação Esportiva e Recreativa Fluorita. Neste caso, somente 15,90% do projeto foi executado. O procedimento para a contratação de uma nova empresa está em andamento.

Topo