Geral

Fumaf realiza Mutirão de Castração, mas falta de comparecimento causa transtornos

Fumaf realiza Mutirão de Castração, mas falta de comparecimento causa transtornos
Gabriela Recco

A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf) realizou, neste sábado (22), mais uma edição do Mutirão de Castração de cães e gatos no Centro de Bem-Estar Animal, localizado no Bairro industrial. A ação, que visa controlar a população e promover a saúde de animais de rua, ofereceu castração e medicamentos gratuitos à comunidade. No entanto, a falta de comparecimento de tutores causou transtornos e gerou frustração entre os organizadores.

De acordo com a diretora da Fumaf, Silvia Sartor Roseng, em torno de 90 animais haviam sido confirmados para o mutirão deste sábado, mas apenas 54 compareceram. “A ausência dos tutores foi considerada um grande obstáculo para o sucesso da ação, e todos foram confirmados pela nossa equipe. Este tipo de comportamento prejudica a eficiência do mutirão, que depende da colaboração da comunidade para atingir seus objetivos. Sem contar que tira a vaga de quem estava na fila de espera. A Fumaf já possui uma fila de 200 animais aguardando castração”, destaca.

Silvia ressaltou a importância de a população fazer a sua parte: “Não adianta cobrar do poder público e não trazer o animal para castrar. A castração e o medicamento são gratuitos, mas, para que o mutirão seja eficaz, é essencial que os donos de animais compareçam conforme agendado”, finaliza.

Topo