BEATRIZ COAN / PMMF
Ação realizou mais de 300 castrações gratuitas de animais de estimação.
Após os primeiros seis meses de 2023, a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf) soma diversos resultados positivos do projeto Fumaf nos Bairros. Somente neste primeiro semestre, foram realizadas oito edições do projeto.
Durante as visitas aos bairros, a Fumaf desenvolve diversas atividades com os moradores. “O Fumaf nos Bairros foi uma forma que encontramos de nos aproximar da população e irmos, além de um órgão licenciador e fiscalizador, também educador. Em todas as edições, realizamos coleta de resíduos recicláveis, doações de plantas nativas, orientamos sobre diversos cuidados com o meio ambiente e, principalmente, realizamos castrações gratuitas”, detalha a diretora superintendente da Fumaf, a engenheira ambiental Silvia Sartor Roseng.
As edições aconteceram em diferentes regiões da cidade, atendendo diversos bairros. O projeto já esteve no Naspolini, Estação Cocal, Graziela, Centro, Esperança, Linha Torrens e Vila Rica, além de abranger atendimentos aos moradores do bairro Mina Fluorita, Barracão, Jussara, Princesa Isabel e Ibirapuera.
Castração de animais domésticos
Uma das principais ações do Fumaf nos Bairros é a castração de animais domésticos, tanto fêmeas quanto machos. Até a última edição, já foram atendidos 320 animais, entre cães e gatos.
“A castração é uma das ações mais solicitadas pelos moradores. Todos os atendimentos são feitos com pré-agendamento. Isso é necessário, pois existem alguns cuidados prévios com os animais, como o jejum”, explica a diretora superintendente. Para realizar o pré-agendamento é necessário entrar em contato com a Fumaf, pelo WhatsApp (48) 3434-4497, e enviar fotos de comprovante de residência e documento oficial com foto. Após essas comprovações, o requerimento é concluído.
Além de avisar sobre os cuidados prévios, o pré-agendamento vem para garantir que o atendimento seja feito para os moradores da cidade. “Possuímos uma alta demanda de castração e tomamos cuidado para atender apenas os cidadãos fumacenses, por isso pedimos pelo comprovante de residência. Somente neste ano, precisamos atender duas vezes o bairro Naspolini devido a alta quantidade de pedidos. Atualmente, a fila de espera, entre o pré-agendamento até a realização do procedimento, demora cerca de quatro meses devido a alta demanda”, detalha Silvia.
Doações de mudas
Outro destaque do projeto é a doação de mudas de plantas nativas da região. Conforme a diretora superintendente, em cada edição são entregues cerca de 15 plantas, tanto flores quanto árvores, incluindo espécies frutíferas.
A doação é uma forma de fortalecer o ecossistema da Mata Atlântica e a arborização da cidade. “A cada muda entregue, nós explicamos como ela deve ser plantada, o local adequado e como cuidar. Dessa forma evitamos que o plantio ocorra em locais impróprios e que as plantas sejam retiradas no futuro, além de aumentarmos as chances de que dê tudo certo no momento do plantio na terra”, conta.
Coleta de resíduos recicláveis
Por fim, outra ação realizada no Fumaf nos Bairros é o recolhimento de resíduos recicláveis, como embalagens plásticas e vidros, e eletrônicos, como televisão. “Indo até os moradores, nós facilitamos o descarte correto dos resíduos. Existem materiais, como o vidro, que normalmente as pessoas acumulam em casa e não sabem o que fazer. Nós recolhemos e encaminhamos para a reciclagem”, explica a diretora superintendente.
A próxima edição do Fumaf nos Bairros, e a primeira do segundo semestre de 2023, já tem data marcada. Ela ocorre nesta quinta-feira (6), no bairro Maccari, ao lado da Unidade Básica de Saúde.