Gabriela Recco
Um grupo de fumacenses em passeio neste fim de semana por Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul (RS), encontrou o artista plástico Ruy Estefani, natural do município gaúcho, mas que mora atualmente em Florianópolis. Ele é responsável por várias pinturas na Igreja Matriz São Roque.
“Atrás do altar tem os anjos, nas laterais tem o pão e o vinho com colonos plantando o trigo e colhendo a uva. O que me marca muito é a porta que eu construí, talhei a imagem de São Roque, tudo em prancha de cedro, e pintei os vitrais. Outra coisa que fiz foram os lustres. Estive há uns três anos na igreja e vi que estão todos intactos. Menos os vitrais que foram modificados. Eu pintei com tinta acrílica e sei que é uma coisa que não tem tanta durabilidade”, destaca Estefani.
Na época, ele foi contrato pela comunidade e a igreja estava bastante deteriorada. “Fizemos uma reforma nas rachaduras e rebocos. Não tinha um ambiente sacro, de meditação. Fizemos um trabalho através do Padre Jorge Darós, e a colaboração da comunidade que tinha necessidade da reforma. É um trabalho que tenho muito orgulho de ter feito”, relembra.
Ele ainda recorda que em 1979 plantou uma série de pés de Flamboyant que trouxe de Florianópolis. “Não sei se ainda estão lá, mas lembro que plantei. Morro da Fumaça é uma cidade de muita gente boa. Fiz amizades, sinto saudades”, finaliza.
A fumacense Morgana Marques está no grupo em Bento Gonçalves e destaca a paixão que o artista plástico mantém por Morro da Fumaça. “Foi uma coincidência grande, mas muito especial. Inclusive, ele acabou de restaurar uma imagem de São Roque. O Estefani fala com muito orgulho de Morro da Fumaça, e mantém viva na memória várias passagens pelo nosso município”, coloca Morgana.