DAIANA CARVALHO / PMMF
Projeto é uma das primeiras atividades oferecidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo e já beneficiou mais de 800 crianças e adolescentes.
Na noite desta quinta-feira, 28, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) realizou a V Formatura da Oficina de Capoeira. Implantada desde 2017, a iniciativa é uma das primeiras atividades oferecidas pelo SCFV e já beneficiou mais de 800 crianças e adolescentes.
Para obter a graduação, os alunos são avaliados ao longo do ano, participando de um teste para medir a evolução e o engajamento na prática da capoeira. Neste ano, 30 jovens receberam a corda pela primeira vez ou trocaram de cor, como reconhecimento por sua evolução nos exercícios, disciplina e comportamento durante as aulas.
“A oficina proporciona não apenas o aprendizado da arte marcial, mas também um espaço para a socialização, o desenvolvimento de disciplina e o fortalecimento de vínculos afetivos entre os participantes”, pontua a coordenadora do SCFV, Renata Caetano.
Em 2023, o SCFV atendeu, em média, 100 crianças e adolescentes, sendo a oficina de capoeira uma das mais procuradas. As aulas são ministradas pelo professor Rafael Silvério, conhecido como Mestre Esquilo. “A capoeira é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes. Ela ensina valores como respeito, disciplina, e trabalho em equipe, fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e preparados para a vida”, afirma o educador.
As aulas acontecem uma vez por semana e são criteriosamente acompanhadas, considerando o desempenho e a dedicação dos alunos. Ao longo dos anos, os jovens podem alcançar níveis mais altos de graduação à medida que se dedicam e evoluem na prática.