Assessoria de Imprensa
Com foco na satisfação do cooperado, a cooperativa recebeu prêmios que atestam sua solidez, segurança e compromisso com as pessoas.
Durante o mês de março, ocorreram dois grandes eventos de premiação dentro do Sistema Sicoob, reconhecendo os resultados alcançados em 2024. Consagrando o trabalho realizado ao longo do ano, o Sicoob Credija recebeu quatro reconhecimentos, que refletem o esforço coletivo diário e o compromisso de oferecer soluções financeiras e suporte eficiente e relevante aos cooperados, com foco nas pessoas.
No dia 15, em Florianópolis, a instituição foi contemplada com três honrarias estaduais no evento Sinergia, nas categorias: Essência Cooperação, Essência Fortaleza e Excelência Sinergia. Já na última sexta-feira, dia 28, durante o evento Vende Sicoob, em Brasília, o Sicoob Credija recebeu o Troféu Fidelidade do Cooperado, que destaca o relacionamento mais próximo com seus associados.
Para o presidente do Sicoob Credija, Wolni José Walter, o reconhecimento é fruto do trabalho focado no associado “a cooperativa não busca trabalhar pelas premiações, e sim pela satisfação do nosso associado. No entanto, os reconhecimentos recebidos reforçam que estamos no caminho certo e que o associado é o maior beneficiado, pela solidez e segurança que a cooperativa apresenta ao ganhar as premiações”.
Premiações recebidas: reconhecimento e significados
Fidelidade do Cooperado: Premiação de âmbito nacional do Sicoob, refere-se ao índice de fidelidade, que atesta a preferência dos cooperados pelo Sicoob Credija na obtenção de produtos e serviços financeiros.
Excelência Sinergia: Maior reconhecimento da convenção estadual, destaca as cooperativas com desempenho superior em áreas como Negócios, Desenvolvimento Social, Marketing, Agronegócio, Expansão, Educação Corporativa e Segurança da Informação.
Essência Cooperação: Essa distinção estadual, valoriza as iniciativas relacionadas a Gestão Estratégica de Pessoas, fortalecimento da Cultura Organizacional, Educação Corporativa (média de horas-aula por funcionário) e Segurança da Informação. Demonstra o compromisso da cooperativa em colocar as pessoas no centro do negócio e promover segurança sistêmica, minimizando riscos cibernéticos.
Essência Fortaleza: As cooperativas do Sicoob em Santa Catarina e Rio Grande do Sul são avaliadas pela força das suas estruturas patrimoniais, com destaque para o equilíbrio entre reservas e capital, onde 70% do patrimônio líquido é composto por reservas e 30% por capital. Esse equilíbrio garante a sustentabilidade da cooperativa e reduz a volatilidade. Além disso, o Índice de Basiléia é utilizado para medir a saúde financeira, assegurando que as instituições financeiras tenham capital suficiente para absorver perdas e operar em situações adversas, protegendo os cooperados e o sistema financeiro como um todo. Outro aspecto avaliado são as Auditorias Cooperativas, que destacam os controles internos do Sicoob Credija, oferecendo maior segurança e confiança aos cooperados.
