Geral

Exposição de produtos com palestras celebra formação de 150 alunos no curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos

Exposição de produtos com palestras celebra formação de 150 alunos no curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos
DAIANA CARVALHO / PMMF

Uma das linhas de trabalho do Programa Cidade Educadora, iniciativa visa disseminar a cultura empreendedora entre as crianças e os adolescentes.

Em encontro de encerramento das atividades do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos, cerca de 150 alunos das turmas de nonos anos da Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça, nesta sexta-feira, 22, estiveram reunidos para apresentar os produtos desenvolvidos durante a jornada empreendedora vivenciada através da iniciativa e para participar de palestras com consultores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Essa iniciativa não apenas estimula a cultura empreendedora, mas também prepara os estudantes para os desafios do futuro, proporcionando uma formação integral que os capacita a se tornarem protagonistas da própria trajetória e agentes transformadores de suas comunidades. E dessa forma, prepara os jovens para o mundo real, onde a inovação e a capacidade de empreender fazem a diferença”, afirma a secretária de Educação, Greicy Zaccaron.

O Jovens Empreendedores Primeiros Passos faz parte do Programa Cidade Educadora, um conjunto de soluções oferecido pelo Sebrae Santa Catarina a municípios que buscam transformar a educação, criando um ambiente propício ao desenvolvimento de mentes inovadoras. O conteúdo previsto no material didático do programa foi trabalhado ao longo do ano, em 11 encontros de estudos.

“Durante o período de formação, os alunos foram estimulados a desenvolver habilidades essenciais, como criatividade, liderança, comunicação, trabalho em equipe, tomada de decisões e resolução de problemas. Aspectos que farão a diferença na vida adulta e garantirão um futuro melhor para todos”, afirma o prefeito, Agenor Coral.

Já o vice-prefeito e prefeito eleito, Eduardo Sartor Guollo, ressalta que iniciativas como essa preparam os alunos para os desafios que virão. “Estímulos como os dados pelo JEPP são essenciais para que nossos jovens desenvolvam o espírito inovador e a capacidade de liderar. Eles estão sendo preparados para fazer a diferença em um mundo cada vez mais dinâmico e globalizado”, comenta.

Exposição de produtos e palestras

Mais que idealizar uma ideia empreendedora, os alunos também foram desafiados a apresentar seus empreendimentos e discorrer sobre os desafios enfrentados durante o programa. Arthur Cucker, do nono ano da Escola Vicente Guollo, juntamente com mais 13 colegas, idealizou um home spray, produto apresentado na ocasião pelo grupo.

“A gente aprendeu muito, começamos com vela aromática e no caminho trocamos, porque vimos que a vela seria muito difícil de fazer. Mudamos para o Home Spray, fomos atrás de vários comércios para pesquisar preço, aroma e vimos que o Home Spray seria mais acessível e o processo foi muito fácil. Era um trabalho em equipe, todo mundo ajudando, dando ideia, o outro colocando em prática, para mim foi muito afetivo, emocionante”, compartilha o jovem empreendedor.

Na oportunidade, os consultores do Sebrae, Neusa Balestrin e Mauro Abreu de Camargo, conduziram duas palestras. A primeira, voltada a importância de aprender a empreender e as competências desenvolvidas a partir do empreendedorismo e a segunda trouxe cases de sucesso.

Além do JEPP, a consciência empreendedora e de inovação já vem sendo trabalhada no município por meio de outras metodologias. Em 2023, alunos dos nonos anos tiveram a oportunidade de participar do Programa Inova Junior, da Unesc. Essa iniciativa proporciona aos estudantes uma imersão no universo da inovação, estimulando a criação de ideias criativas e sustentáveis para melhorar o mundo.

Topo