Geral

Escola Princesa Isabel recebe visita inusitada de um Urutau

Escola Princesa Isabel recebe visita inusitada de um Urutau
Gabriela Recco

Na manhã desta segunda-feira (11), a rotina da Escola de Educação Básica Princesa Isabel, no centro de Morro da Fumaça, foi modificada por um inusitado visitante: uma ave da espécie Nyctibius griseus, conhecida popularmente como urutau. O encontro aconteceu por volta das 8h quando os alunos começavam a chegar na escola e se depararam com o animal na frente da instituição.

“Quando eu vi os alunos já estavam ao redor olhando admirados a ave. É uma surpresa para todos nós, já que nunca havíamos visto algo parecido”, conta a professora, Adriana Barro De Biasi. A escola está em contato com a Fundação do Meio Ambiente/Fumaf.

Saiba mais

O urutau é uma ave noturna, de hábitos solitários, e é conhecido por sua capacidade de se camuflar perfeitamente entre as árvores, o que a torna difícil de ser avistada durante o dia. Com um porte grande e penas que se assemelham à casca de árvore, o urutau costuma habitar áreas de mata e é mais ativo durante a noite. É conhecido também como mãe-da-lua, urutau-pequeno, urutágua, kúa-kúa e uruvati. O nome urutau é de origem tupi e significa “ave fantasma” e é encontrada da região da Costa Rica à Bolívia e em todo o Brasil, bem como na Argentina e no Uruguai.

Topo