Saúde

Equipe de Saúde fumacense realiza ação de conscientização sobre combate ao Aedes aegypti e prevenção a Dengue

Equipe de Saúde fumacense realiza ação de conscientização sobre combate ao Aedes aegypti e prevenção a Dengue
DAIANA CARVALHO / PMMF

Atividade realizada na região central da cidade contou com visitas em estabelecimentos comerciais e abordagem aos pedestres.

Com o objetivo de reforçar a conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, a equipe de Saúde de Morro da Fumaça realizou, neste sábado, 23, uma ação educativa voltada à prevenção. A atividade foi realizada na região central da cidade com visitas em estabelecimentos comerciais e abordagem aos pedestres.

Durante a mobilização foram distribuídos materiais informativos para orientar a população sobre medidas simples, como eliminar água parada, tampar caixas d’água e manter quintais limpos. “Cada cidadão é um agente na luta contra o Aedes aegypti. Queremos que todos entendam que pequenas ações podem salvar vidas e manter nossa cidade livre dessas doenças”, destaca a agente de endemias, Rute Laurentino Martinez.

Embora o município não registre casos de Dengue ou focos do mosquito neste ano, a coordenadora da Vigilância Sanitária, Patrícia da Rosa Satiro Zanette, alerta para o risco iminente. “Temos cidades vizinhas infestadas, ele está presente em nosso Estado. Precisamos estar todos mobilizados e atentos para evitar que o mosquito encontre opções para se reproduzir e disseminar a doença em nosso município”, enfatiza.

Além deste momento informativo voltado à comunidade, no decorrer do ano as escolas do município receberam visitas dos profissionais de Saúde para a realização de palestras, envolvendo o público mais jovem no trabalho de enfrentamento ao mosquito. Nas últimas semanas de outubro e no início de novembro, faixas alertando sobre o problema e ações de orientação sobre os cuidados nos cemitérios também foram realizadas.

“Estamos investindo em educação para proteger nossa cidade, visto que o sucesso desse trabalho depende do engajamento de todos, juntos, podemos evitar surtos e preservar a saúde de nossa população”, destaca a secretária de Saúde, Marijane Felippe.

As ações de enfrentamento continuarão nos próximos meses, com foco especial nas épocas de chuva e calor, período em que o mosquito encontra mais facilidade para se reproduzir. Para o monitoramento do inseto, a cidade conta com 15 pontos estratégicos e 77 armadilhas monitoradas semanal e quinzenalmente, respectivamente. Essa estratégia permite identificar precocemente a presença do inseto e agir de forma eficaz.

Topo