Gabriela Recco
Encontro realizado na manhã deste domingo (9), no Salão da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Balneário Esplanada, Jaguaruna, reuniu em torno de 400 pessoas para tratar sobre os impactos do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca. O evento foi marcado debates sobre o futuro do balneário e região, além de suas implicações ambientais, sociais e econômicas.
A reunião contou com a presença de diversas autoridades, como a deputada federal Geovânia de Sá, o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Guollo, o prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, o vice-prefeito de Jaguaruna, Henrique Fontana, além de vereadores, presidente da Associação de Moradores e outras lideranças comunitárias.
O objetivo principal do encontro foi dar voz à população e às lideranças locais sobre os possíveis impactos do Plano de Manejo, que visa regulamentar a utilização dos recursos naturais da área de proteção, priorizando a preservação ambiental, mas também podendo afetar famílias e o desenvolvimento da praia.
Em Brasília, a deputada luta para a revisão do Plano de Manejo e a redefinição da Linha Vermelha da APA da Baleia Franca. “Foi uma reunião muito produtiva onde trouxemos as informações de como está o andamento deste processo em Brasília. Esta semana tenho reunião com o Ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), Jorge Messias, levando, inclusive, o resultado deste encontro da APA da Baleia Franca. A participação da população foi muito importante”, destaca a deputada.
“Precisamos nos fazer presente e forte, apoiando a deputada Geovânia para que de fato não deixamos essa injustiça ser cometida aqui. Muitas famílias serão afetadas. Nós de Morro da Fumaça não somos afetados diretamente, mas indiretamente seremos prejudicados seriamente”, pontua o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo.
Lideranças da comunidade estão se mobilizando por meio de um abaixo-assinado que solicita a revisão do Plano de Manejo e a redefinição da Linha Vermelha. O documento continua disponível para adesão da população no link: https://bit.ly/abaixoassinadoapa.
