O gramado do Campo do Rui Barbosa recebeu no último domingo (30) um jogo marcado pela história e amizade. Em campo, dois times fumacense, o Canarinho, uma das principais equipes de futebol de Morro da Fumaça na década de 1970, e do outro o São José. Num clássico do futebol onde o resultado foi o que menos importou, a descontração tomou conta dos jogadores.
“No time do Canarinho jogavam jogadores que eram destaque de toda região. Tinha gente de Estação Cocal, Mina Fluorita, da Esperança, entre outras localidades. Mas, a base do Canarinho era aqui em Morro da Fumaça. Era um time juvenil e ficou muito famoso”, relembra Paulo Espíndola.
Após o jogo que terminou em 1×1, com gols de Paulo pelo Canarinho e Castelo pelo São José, aconteceu uma confraternização entre os atletas que marcaram época no futebol da região carbonífera. O grupo Terno de Reis animou a festa. “Não contamos com a presença física do Chacrinha (Jair Salvalaio) falecido há um bom tempo, mas certamente presente na memória dos amigos que lá estavam”, recorda Márcio Medeiros.