Política

Eleição 2024: candidatos em Morro da Fumaça enviam prestação parcial de contas eleitorais

Eleição 2024: candidatos em Morro da Fumaça enviam prestação parcial de contas eleitorais
GABRIELA RECCO / COM INFORMAÇÕES DO TRE-SC

Partidos políticos, candidatas e candidatos apresentaram as contas parciais de campanha à Justiça Eleitoral. O prazo encerrou na sexta-feira (13). A prestação deve conter informações sobre as movimentações financeiras e estimáveis efetuadas até 8 de setembro, identificar doadores e fornecedores, bem como detalhar receitas e despesas. Em Morro da Fumaça, os candidatos Eduardo Guollo (PP), Mario Steinback (PT) e Ricardo Pacagnan (PL) já estão com os dados disponíveis no Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais (DivulgaCandContas).

Eduardo Guollo declarou ter recebido até o momento R$ 142,5 mil em doações de campanha, sendo 89,47% da Direção Nacional do Progressistas. Já Ricardo Pacagnan apresentou doações de R$ 150,6 mil, sendo 99,6% deste valor da Direção Nacional do Partido Liberal. O candidato a prefeito do PT, Mario Steinback, não apresentou movimentação financeira de campanha até o momento.

Candidatos e órgãos partidários, em todas as suas esferas, têm o dever de prestar contas à Justiça Eleitoral, mesmo se houver ausência de movimentação de recursos de campanha, financeiros ou estimáveis.

A maior parte dos gastos de campanha em Morro da Fumaça até o momento está relacionada a produção audiovisual e materiais de identidade visual, estratégia, comunicação e desenvolvimento de campanha. Há gastos também com materiais gráficos e com impulsionamento registrados pelas campanhas majoritárias em Morro da Fumaça.

Descumprimento

Deixar de informar a prestação de contas parcial dentro do prazo previsto ou fazer a sua entrega sem comunicar a efetiva movimentação de recursos caracteriza infração grave, que será apurada no julgamento da prestação de contas final pelo respectivo relator do processo.

A não apresentação da parcial também pode comprometer a regularidade das contas, em eventual manifestação técnica sobre a análise dos dados.

Topo