Especial

Educação: uma ferramenta ímpar na construção da inclusão das pessoas com deficiência e suas famílias

Educação: uma ferramenta ímpar na construção da inclusão das pessoas com deficiência e suas famílias
Gabriela Recco

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2023, tem como tema neste ano, “Conectar e somar para construir inclusão”. O Caesp Bem Me Quer mostra os trabalhos desenvolvidos com os educandos no acesso a educação inclusiva nesta quarta matéria do Especial.

O Caesp Bem Me Quer/Apae de Morro da Fumaça, conveniado à Fundação Catarinense de Educação Especial – Fcee, vem avançando no sentido de garantir o acesso à educação de qualidade, inclusiva e ao longo da vida das pessoas com deficiência. Já que é uma ferramenta fundamental para a disseminação do conhecimento e promoção do pensamento crítico e moral, sendo esse direito um dos principais pilares do desenvolvimento humano.

“Os serviços educacionais ofertados no Caesp procuram cumprir a missão da instituição, em zelar pelo respeito ao princípio da dignidade da pessoa com deficiência, sendo ponte para a acessibilidade e seus direitos fundamentais como integrantes da sociedade”, afirma a Coordenadora Pedagógica Adriana Pagnan.

Daniela Seolin, 34 anos de idade, moradora do Bairro Linha Frasson, frequenta a Apae desde os sete anos. “Desde então, vimos a importância que a entidade tem na vida dela e de toda a nossa família. Ela participa de muitas atividades e é tratada com respeito. A Apae de Morro da Fumaça é uma instituição de inclusão, porque além de preparar para a vida, ela também prepara a pessoa para que tenha uma boa qualidade de vida”, destaca o pai, Aguinaldo Seolin.

“Conheço muito bem os trabalhos e a equipe de profissionais e sei o trabalho sério que a Apae desenvolve. Até faço o convite para as pessoas visitarem e conhecerem a instituição. Quem conhece a Apae se apaixona. Os professores estão lá por amor. Por isso meu respeito e meu carinho à Apae de Morro da Fumaça. Muito obrigada!”, finaliza o pai.

Serviços educacionais

AEE – Atendimento Educacional Especializado

Promove o desenvolvimento de habilidades conceituais, sociais e práticas, possibilitando a melhora na funcionalidade dos educandos a partir dos seis anos de idade que frequentam no contraturno o ensino regular, proporcionando a aprendizagem e habilidades indispensáveis para sua escolarização, independência e autonomia.

SPE – Serviço Pedagógico Específico

Prevê o atendimento de educandos na faixa etária de seis a 17 anos, que não frequentam o ensino regular, oportunizando a apropriação e a elaboração dos conceitos científicos, por meio de projetos educacionais de caráter pedagógico, estimulando o desenvolvimento cognitivo, qualificando habilidades de organização, interação e comunicação.

SAE – Serviço de Atendimento Específico

Serviço destinado ao desenvolvimento e à manutenção de habilidades funcionais e cognitivas, visando à aquisição de conhecimentos e comportamentos que sejam essenciais aos educandos atendidos acima de 18 anos, no sentido de promover a sua independência e autonomia, para que eles tenham mais participação no contexto familiar e comunitário.

SEVIL – Serviço de Vivências Laborais

Direcionado ao atendimento de jovens e adultos acima de 18 anos, que apresentam possibilidades de executar uma atividade laboral não remunerada, bem como de desenvolver conteúdos que contribuam para a promoção de sua independência pessoal e inclusão social.

Topo