Daiana Carvalho / PMMF
Material faz parte do Projeto Leitura e Escrita implantado em todas as unidades de ensino do município.
O Governo Municipal de Morro da Fumaça, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta segunda-feira, dia 24, o cronograma de atividades programado para formalizar a entrega de, aproximadamente, 5 mil livros literários que serão destinados a todas as unidades de ensino municipais.
Com apresentação baseada na obra ‘Sítio do Picapau Amarelo’, de Monteiro Lobato, a primeira entrega foi realizada na Escola Maurina de Souza Patrício com a participação dos alunos do vespertino. Na ocasião, os educandos foram surpreendidos com a entrega de cinco caixas de leitura, que em seu interior contém exemplares de livros adquiridos de acordo com a faixa etária das turmas.
“Escolhemos livros que possam despertar o gosto das crianças pela leitura. Temos fábulas, crônicas, poemas, contos, romances, histórias em quadrinhos, clássicos da literatura brasileira, entre outros gêneros. Tudo pensado para trabalhar a imaginação, a criatividade deles, aprimorar a escrita e a leitura”, afirma a coordenadora pedagógica e idealizadora do projeto, Valdete Guollo Salvan.
A iniciativa contempla os mais de 3 mil alunos da Rede Municipal de Ensino, desde os estudantes dos anos iniciais até os anos finais. Ao todo, serão mais de 60 caixas de leitura que serão compartilhadas entres as escolas. Cada caixa contém a quantidade mínima de livros para atender o número de alunos matriculados em cada turma. “Esse investimento desempenha um papel crucial no aprendizado e no desenvolvimento da escrita, entre eles a expansão do vocabulário, compreensão de estruturas gramaticais, estímulo à criatividade, o desenvolvimento do pensamento crítico, dentre outras diversas habilidades”, pontua a secretária de Educação, Greicy Zaccaron.
Para a compra de mais de 210 títulos, foram aplicados mais de R$ 160 mil de recursos próprios para ampliar o acervo literário em cada unidade escolar, incluindo os Centros de Educação Infantil. O ato contou com a presença do vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo, que destacou a importância da leitura para o desenvolvimento do imaginário das crianças. “Quando lemos um livro, a gente viaja, conhece diferentes lugares, desenvolve o raciocínio, aprende muito e sobre diversas coisas. Esse é mais um dos investimentos que realizamos na Educação das nossas crianças para que possam desenvolver ao máximo suas competências”, ressalta.
Entre as obras adquiridas constam autores consagrados como Cora Coralina, José Saramago, Ruth Rocha, Ziraldo Alves Pinto, Manuel Bandeira, Marcos Rey e Cecília Meireles. Além das caixas de leitura, diversas outras atividades estão sendo realizadas no decorrer do ano por meio do Projeto Leitura e Escrita.