Daiana Carvalho /PMMF
Iniciativa visa transformar a realidade da educação a partir do desenvolvimento de mentes inovadoras dentro da sala de aula.
Cerca de 150 alunos das turmas de nono ano da Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça, nesta semana, iniciaram a formação Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A iniciativa visa promover a quebra de paradigmas e o desenvolvimento de competências empreendedoras na educação de crianças e jovens, para que na vida adulta possam atuar como agentes transformadores do ambiente onde estão inseridos.
O programa Cidade Educadora é um conjunto de soluções disponibilizado pelo Sebrae Santa Catarina para municípios que querem transformar a realidade da educação a partir do desenvolvimento de mentes inovadoras dentro da sala de aula. No primeiro encontro, realizado nesta semana, no auditório do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), foram apresentados os fundamentos pedagógicos, os princípios que embasam o JEPP, a correlação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o conceito de educação empreendedora.
“Foi um encontro inicial para que todos os envolvidos pudessem entender a dinâmica do programa e dar encaminhamento às primeiras atividades do projeto”, destaca a secretária de Educação, Greicy Zaccaron.
A partir de agora, serão realizados 11 encontros no decorrer do ano com o intuito de trabalhar o conteúdo previsto no material didático do programa. Ao fim da formação, os educandos terão que apresentar os resultados em uma Feira de Empreendedorismo prevista para ocorrer no final de outubro.
“Trabalhar a inovação e o empreendedorismo em sala de aula é crucial por diversos motivos. Inicialmente para preparar os alunos para enfrentar os desafios futuros e aproveitar as oportunidades que surgirem. Estimular a criatividade e desenvolver habilidades empreendedoras, com o objetivo de desenvolver habilidades essenciais, como liderança, comunicação, trabalho em equipe, tomada de decisões e resolução de problemas. Essas habilidades são valiosas não apenas no mundo dos negócios, mas em todas as áreas da vida”, pontua o auxiliar da Secretaria de Educação, Marcos Silveira.
A consciência empreendedora e de inovação já vem sendo trabalhada no município por meio de outras metodologias. Em 2024, alunos dos nonos anos tiveram a oportunidade de participar do Programa Inova Junior da Unesc. A iniciativa consiste em uma rica oportunidade de estudantes mergulharem no universo da inovação, por meio de ensinamentos, experiências e conexões que resultem em ideias criativas e sustentáveis para melhorar o mundo.