Daiana Carvalho / PMMF
Atividades acontecem durante todo o Junho Verde com o objetivo de envolver a comunidade nas ações voltadas à preservação do Meio Ambiente.
A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf) realiza neste mês uma série de atividades em alusão à Campanha Junho Verde, estabelecida pela Lei No 9.795, de 27 de abril de 1999, que trata sobre práticas voltadas à educação ambiental no país. A iniciativa tem como objetivo envolver a comunidade nas ações voltadas à preservação do Meio Ambiente.
“Cuidar do meio ambiente é uma necessidade urgente e uma responsabilidade compartilhada. A adoção de práticas sustentáveis, a conscientização ambiental e a promoção de políticas públicas que protejam os recursos naturais são passos essenciais para garantir um futuro próspero e saudável para todos”, justifica a engenheira ambiental e diretora da Fumaf, Silvia Sartor Roseng.
O cronograma teve início nesta quarta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, com o plantio de mudas de árvores. A atividade contempla alunos das escolas municipais Vicente Guollo, Zuleima Burigo Guglielmi e Professor Agenor Bortolatto. Já nas Escolas Estaduais Princesa Isabel e Vitório Búrigo os estudantes vão participar de palestras educativas.
“Nosso propósito é evidenciar que pequenas atitudes, como descartar corretamente os resíduos, plantar uma árvore, podem fazer a diferença. Os recursos naturais, como água, solo, florestas e minerais, são finitos. A utilização responsável desses recursos é essencial para garantir que eles estejam disponíveis para as gerações futuras. A degradação ambiental pode levar à escassez de recursos e ao colapso de ecossistemas com os quais estamos diretamente ligados”, pontua a engenheira ambiental.
Além das ações nas unidades educacionais, também será realizado capacitações sobre compostagem com os grupos de Clube de Mães nas localidades de Linha Torrens e Mina Fluorita.