Gabriela Recco
Devoto desde criança da Nossa Senhora do Carmo, padroeira da comunidade de Linha Torrens, o encarregado de eletricista, Gilnei Luiz Recco, 53 anos, conta que a devoção a Santa vem de berço. “Aprendi com meus pais que são devotos. Como sendo padroeira da nossa localidade estou sempre pronto para ajudar no que posso. Qualquer serviço que me pedem para ajudar na comunidade, eu faço por devoção e agradecimento a Nossa Senhora do Carmo”, conta.
O escapulário também sempre acompanhou Recco, mas quando entrou na cooperativa de eletricidade do município, o escapulário recebeu um local ainda mais especial. “Desde o primeiro dia que entrei, há 24 anos, coloquei o escapulário no meu capacete com motivo de fé. Nosso serviço é muito perigoso, mas tenho a Nossa Senhora do Carmo que me acompanha e me protege todos os dias”, coloca Recco.
Por ser um serviço com energia elétrica, Recco descreve que são muitos os momentos de perigo. Mas há uns três anos, quando estava por casa ele foi fazer uma instalação no forro da casa dos pais e levou um susto. “Era um dia de muito calor e eu não queria desligar o ar-condicionado já que meu pai é acamado. Era muito quente. Eu estava muito suado, molhado, e levei um choque. O fio encostou na minha cabeça. Senti que não tinha mais chances e na hora pensei, quem vai cuidar do meu pai e dos meus filhos”.
Com o choque, Recco caiu e o fio se soltou do corpo e ele desmaiou. “Levantei e contei para minha mãe, e ela disse: eu avisei para desligar a energia, mas quando tu subiu no forro pedi para Nossa Senhora do Carmo te proteger. Foi um momento emocionante entre nós”, finaliza reforçando sua fé na padroeira de Linha Torrens.