DAIANA CARVALHO / PMMF
Equipe Multi-Institucional e Governo Municipal estarão de plantão durante todo o final de semana para monitoramento e atendimento de eventuais ocorrências.
Mediante a previsão de chuva intensa e persistente no decorrer dos próximos dias, a Defesa Civil de Morro da Fumaça decretou nível de alerta no município até que o cenário de risco retorne a níveis seguros. A decisão foi adotada pelo Governo Municipal e comunicada em reunião com representantes da Polícia Militar, Bombeiros e Defesa Civil realizada nesta sexta-feira, 06, na sede da Prefeitura.
“Estamos acompanhando os modelos meteorológicos que a Defesa Civil estadual vem apresentando e precisamos ficar atentos. Durante a semana realizamos o trabalho preventivo na cidade com o objetivo de mitigar os riscos; Agora, o foco é a atenção com a população”, explica o prefeito, Agenor Coral.
De acordo com os mapas apresentados pelos serviços de monitoramento climático, o período de maior atenção deve decorrer dentro das próximas 48 horas em todas as regiões do estado. Devido ao volume acumulado de chuva há risco alto para enxurradas, alagamentos e deslizamentos. Em Morro da Fumaça, a expectativa é de que, somadas as precipitações da semana, o acumulado de chuva supere os 150 milímetros.
“O nosso objetivo é agir de forma antecipada. Já realizamos o trabalho de limpeza de rios, córregos e canais de drenagem durante a semana. A partir de hoje, a nossa atenção se volta ao monitoramento e atendimento de possíveis ocorrências”, esclarece o coordenador municipal da Defesa Civil e secretário de Infraestrutura, Natan Felipe Souza.
Entre os anos de 2020 e 2023 o Governo Municipal de Morro da Fumaça já investiu R$ 25 milhões em infraestrutura com o intuito de promover a melhoria da pavimentação e drenagem do município. “Preocupada com as demandas existentes, a Administração Municipal tem realizado investimentos importantes na execução de projetos que tragam melhorias para a população. Essas obras são fundamentais para o bem-estar de todos e ao mesmo tempo para nos dar a segurança necessária em momentos como o que estamos vivenciando”, pontua o vice-prefeito, Eduardo Guollo.
De acordo com dados históricos, os pontos de atenção no município se concentram nas imediações do Rio Urussanga, região Central da cidade e nos bairros: Picadão Paladini, Maccari e Estação Cocal. O órgão recomenda que a população procure ficar em segurança, evitando locais com alagamento e risco de deslizamento. Em caso de emergência a equipe da Defesa Civil estará à disposição no (48) 9.9610-3918.