DAIANA CARVALHO / PMMF
Corresponsável pela construção de políticas públicas em Saúde, grupo ficará a frente do órgão durante o biênio 2023/2025.
Mediante a nomeação dos novos conselheiros de saúde de Morro da Fumaça, para o biênio 2023/2025, nesta quarta-feira, 29, no auditório do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), o grupo realizou a primeira reunião de planejamento, eleição e posse da nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde (CMS/MF).
Os conselhos municipais são constituídos por formação paritária, sendo 50% de usuários, 25% de trabalhadores de saúde, e 25% por representantes do governo e prestadores de serviços. Com base nestes requisitos, são apontados os quatro membros da diretoria executiva. Nelson Luiz Rodrigues, foi o nome escolhido para o cargo de presidente; Francine da Soller Teixeira, ficou com a vice-presidência; Andresa Zago Bez Fontana, foi a escolhida para o cargo de secretária executiva, e Agenor José Miranda Neto foi o eleito para a função de tesoureiro.
O conselho tem papel estratégico no município visto que é o órgão colegiado que atua, em caráter permanente e deliberativo, na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive no que tange aos aspectos econômicos e financeiros.
“Com base em experiência prévia no conselho do INSS, espero poder contribuir com as discussões e por meio do grupo incentivar a equipe e também a população, que deve participar das discussões relacionadas à saúde. Já estamos com um serviço de saúde bem estruturado na cidade, mas sempre podemos melhorar. Queremos fazer a diferença, agilizar processos, e atender o maior número de pessoas possível, sabemos que existem demandas específicas que exigem uma saúde bem estruturada”, destaca o presidente eleito.
Presente no evento, a secretária de Saúde, Marijane Felippe, salientou a importância da comunidade no trabalho desempenhado pelo conselho. “Mensalmente, na segunda quarta-feira do mês, a partir das 18 horas, estaremos reunidos para a realização das nossas reuniões. Precisamos da participação dos fumacenses, eles são a nossa referência para a formatação da estratégia de saúde do município”, convida.
A existência do órgão, na área da Saúde, é uma obrigatoriedade estabelecida em âmbito nacional. As atribuições do CMS/MF estão definidas desde 2002, a partir da implementação da Lei Municipal 1.102.