Gabriela Recco / Com informações PMMF
A votação que escolherá os novos Conselheiros Tutelares vai acontecer em todo Brasil no dia 1º de outubro. Em Morro da Fumaça, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) vai apresentar as dez candidatas habilitadas para a eleição do Conselho Tutelar, numa audiência pública amanhã, terça-feira (5), na Câmara Municipal de Vereadores, às 17h15. Confira aqui.
“O edital prevê a realização de uma sessão pública aberta para que toda a comunidade possa conhecer as candidatas que estão concorrendo às cinco vagas do Conselho Tutelar. Esse é um momento essencial para os cidadãos avaliarem as opções de voto, principalmente por estarmos há menos de um mês da eleição”, explica a presidente do CMDCA e representante do Governo Municipal na Comissão Especial Eleitoral, Andresa Bez Fontana.
O conselheiro tutelar é quem atende crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
As candidatas as vagas são:
- Ana Mara Teixeira
- Joelma Bortolatto de Jesus
- Joelma Felício Fernandes
- Licéia Edileine Tavares Kleinschmidt
- Daniela Aparecida Sorato Fragnani
- Elisete Bento Rocha
- Elisandra de Souza Dias Costa
- Raquel Jerusa Silva Kleinschmidt
- Grazieli Sartor da Silva
- Mayara Rufino Colle
Campanha e eleição
O período de campanha eleitoral iniciou na segunda metade do mês de agosto, após a divulgação da relação final e oficial das candidatas consideradas habilitadas, e as ações de campanha devem ser feitas exclusivamente via internet. Para estar habilitada, as dez candidatas passaram por seleção prévia, um mini curso preparatório, sobre o Conselho Tutelar e o ECA, e realizaram uma prova de conhecimentos.
A eleição está marcada para o dia 1º de outubro, das 8h às 17h. O locais de votação são a Escola de Educação Básica Municipal (EEBM) Pietro Maccari, para os moradores dos bairros Centro, De Costa, Jussara, Naspolini, Graziela e arredores, e a EEBM Biazio Maragno, para os moradores dos bairros Mina Fluorita e Linha Torrens e do Distrito de Estação Cocal.
Podem votar na eleição do Conselho Tutelar os cidadãos fumacenses com título de eleitor no município. Para moradores recentes, a transferência do título deve ter sido feita há no mínimo 90 dias antes da eleição. O voto é facultativo e deve ser feito a somente uma das candidatas. Para votar, o cidadão deverá apresentar documento oficial de identidade com foto.