DEFESA CIVIL SC
No domingo (12), a instabilidade se concentra e ganha força sobre o RS, com a formação de uma nova frente fria associada a um sistema de baixa pressão. Em Santa Catarina, este sistema influencia principalmente a região sul, onde o tempo se mantém chuvoso. A partir da noite a frente fria avança para o estado, intensificando ainda mais a chuva no Planalto e Litoral Sul. Nas demais regiões catarinenses podem ocorrer temporais até o final da noite.
O risco passa a ser moderado a alto para ocorrências associadas a danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas, sobretudo em áreas do Extremo Sul, para onde os maiores volumes estão previstos. Do Oeste ao norte de SC as temperaturas máximas se aproximam dos 30°C, enquanto no sul do estado não passam de 23°C, devido à nebulosidade e chuva persistente.
SEGUNDA-FEIRA (13)
No decorrer da segunda-feira (13) a frente fria avança em SC, favorecendo chuva intensa e temporais, especialmente nas áreas do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, onde tende a apresentar os maiores acumulados. Nestas áreas o risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos e enxurradas pontuais, destelhamentos e danos à rede elétrica. Os ventos intensificam ao longo do dia, especialmente nas áreas costeiras, com rajadas de sul entre 50 e 70 km/h.
Os ventos fortes deixam o mar agitado, com ondas de sul com entre 2,0 e 3,0m e picos de até 4,0m (alto mar) entre o Litoral Sul e Florianópolis. No restante do Litoral, ondas de 1,5 a 2,5m. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima. Às condições de vento e agitação marítima são provocadas devido a um Ciclone Extratropical, que a frente fria está associada, o qual deve se afastar rapidamente para o mar.