FERNANDA DE MAMAN / PMMF
Município foi um dos onze integrantes do CISAM-Sul contemplados com o documento.
O município de Morro da Fumaça recebeu, em evento promovido nesta quinta-feira, 3 de abril, o Plano de Segurança da Água (PSA), juntamente com outros dez municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (CISAM-Sul). Os planos foram desenvolvidos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e o CISAM-Sul. A solenidade aconteceu na sede do CISAM-Sul, em Orleans.
O vice-prefeito de Morro da Fumaça, Davi Pellegrin, representou o município no evento para receber o documento e celebrou este importante feito para a cidade. “A gestão de qualidade da água é de suma importância, ainda mais se tratando de um recurso tão precioso e necessário como este. O PSA nos trás novos apontamentos voltados à segurança, eficiência e informação sobre a cadeia de abastecimento de água, e com certeza vamos fazer bom uso de todo este conhecimento”.
Acompanhando o evento, o diretor do Samae de Morro da Fumaça, Natan Felipe Souza, também destacou a importância do PSA. “Este documento é um marco para o Samae fumacense e para o município. E assim como já temos avançado com as etapas de investimentos e melhorias no saneamento, o recebimento deste Plano e sua implementação marcam um novo momento para o serviço de água de Morro da Fumaça”.
O PSA é um instrumento que identifica e prioriza perigos e riscos em um sistema de abastecimento de água, desde o manancial até o consumidor, visando estabelecer medidas de controle para reduzi-los ou eliminá-los e estabelecer processos para verificação da eficiência da gestão preventiva.
