Educação

Colônia de Férias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é unanimidade entre pais e alunos

Colônia de Férias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é unanimidade entre pais e alunos
Daiana Carvalho / PMMF

Além de garantir alegria e diversão durante o recesso escolar, iniciativa preserva vínculo entre alunos e orientadores.

“Para mim e minha família a colônia de férias é muito importante. O meu filho gosta de estar com os educadores, além de aprender coisas novas, ele é muito bem recebido e amado por todos. Depois que ele começou a ir no Centro de Conveniência, ele até mudou o jeito dele, sabe? Ele chega contando o que aprendeu. Todos os anos ele fica na expectativa de saber se vai ter a colônia”, relata Micheli Gomes Pereira, mãe do Yuri Pavanati, de 10 anos, ao compartilhar a experiência vivenciada pela família através da iniciativa idealizada pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Morro da Fumaça.

Yuri é um dos 30 integrantes do grupo de crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço que estão participando da Colônia de Férias do SCFV. A programação acontece há dois anos no município e visa proporcionar atividades diferenciadas durante o período de férias às crianças. “Organizamos diversas atividades, brincadeiras, dia de cinema, alimentação diferenciada; O nosso objetivo é facilitar o entretenimento e viabilizar uma rotina com cara de férias, enquanto frequentam o serviço de convivência”, explica a coordenadora do SCFV, Renata Caetano.

A estratégia é essencial para a manutenção do acompanhamento realizado através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no decorrer do ano. “O grupo é composto por crianças  e adolescentes que apresentam alguma vulnerabilidade. Preservar a convivência e fortalecer o vínculo deles com o Serviço é essencial. Dessa forma conseguimos manter esse relacionamento, com olhar atento, a fim de assegurar um acompanhamento eficiente”, pontua a coordenadora de Desenvolvimento Social, Saionara Freitas.

Para facilitar o deslocamento dos alunos, o município oferece transporte gratuito. O veículo percorre os bairros da cidade e realiza a logística entre o Centro de Conveniência e a residência das famílias. “É um trabalho maravilhoso! Se tivesse mais dias seria show, as crianças gostam muito e são muito bem cuidados, posso ficar tranquila porque a Renata desempenha muito bem o serviço ali com as crianças“, comenta Diana Hermenegildo, mãe dos irmãos: Alice, Letícia, Nícolas e Luiz Otávio.

Participam da ação, aproximadamente, 30 crianças, entre 6 e 15 anos, que integram o grupo do Serviços de Convivência. A Colônia de Férias acontece às terças e quintas-feiras, das 10 às 14 horas, durante o mês de janeiro até a metade de fevereiro, quando retorna as aulas e as atividades em período integral.

As atividades regulares do SCFV acontecem de segunda a quinta-feira, sempre no contraturno escolar. No local, aproximadamente, 110 alunos recebem acompanhamento psicossocial e participam de oficinas de música, aulas de artesanato, artes, dança, capoeira, muay thai, acompanhamento do educador social, e diversas outras atividades.

Topo