ASSESSORIA UNESC
Formação iniciou pelas Clínicas Integradas e será ampliada para os demais setores da Universidade.
Atender bem a comunidade é uma das premissas da Unesc e, para isso, é necessário contar com colaboradores altamente preparados. Pensando nisso, a Universidade promove capacitações antes mesmo do início das aulas. Nesta sexta-feira (17/02), o treinamento abordou a Norma Regulamentadora 32 e “Resíduos de Serviços de Saúde” com a participação de colaboradores das Clínicas Integradas.
A NR 32, repassada aos colaboradores durante palestra no Auditório Edson Rodrigues, tem como finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde e daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.
“Além da Legislação, está a consciência de estarmos neste lugar e precisamos irradiar o exemplo. Onde vamos, a Unesc é muito bem recebida pelo trabalho desenvolvido pela gestão, na pessoa da professora Luciane Ceretta, que faz um trabalho diuturnamente em defesa da Universidade Comunitária e que defende fortemente a importância do trabalho desenvolvido. A nossa Universidade é diferenciada porque, entre tantas frentes de trabalho, realiza 150 mil atendimentos nas Clínicas Integradas ao ano. Imagine o impacto disso na vida das pessoas do Sul do estado. Esta formação é fundamental porque os colaboradores, estando conscientes de seus papéis, independente do lugar onde estão, irão realizar um serviço melhor possível, porque enxergamos aquilo que a comunidade, em 1968, acreditou que seria possível”, destacou a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes, ao se dirigir aos colaboradores.
A coordenadora das Clínicas Integradas, Carine Cardoso, também salientou a importância da capacitação e a preocupação da gestão universitária com o tema. “Agradecemos a reitora Luciane Ceretta que sempre demonstra esta preocupação e nos dá todo o respaldo. São informações fundamentais, que contribuem com toda a comunidade, pois colaboradores preparados resultam em toda uma população beneficiada”, destacou.
A realização da ação conta ainda com o envolvimento do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH) e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). “Que bom que temos pessoas que colocam as coisas em prática dentro da Universidade. Nós não ficamos somente na teoria. Nós gostamos da associação teoria-prática e fazemos isso. As Clínicas me ensinaram muito pelo período que estive lá e continuam me ensinando agora que estou na pró-reitoria. Eu gosto muito desta questão da saúde do trabalhador. Acho extremamente importante, tenho uma afinidade com isso”, enfatizou o Pró-reitor de Administração e Finanças (Proaf), José Otávio Feltrin.
Durante a capacitação, foram abordados temas como a gestão dos resíduos gerados nas Clínicas Integradas, ou seja, qual o destino dado a estes rejeitos, além de dicas e orientações sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Sem dúvidas a saúde é um trabalho diferenciado da Universidade e os colaboradores são os responsáveis em grande parte, pois fazem e gerenciam o trabalho. A ‘cara’ da Unesc precisa ser sempre o acolhimento e os cuidados. Precisamos estar aqui porque acreditamos no propósito da Universidade. Continuamos sempre buscando fazer ainda melhor”, comentou a pró-reitora de Ensino (Proen), Graziela Amboni.
Ampliando para os demais setores da Universidade
Conforme a coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH), Marileia Maciel, depois de qualificar os colaboradores da área da saúde, o treinamento será repassado aos outros setores da Universidade. “O nosso objetivo maior é orientar, treinar e assegurar que os nossos colaboradores tenham o maior número de orientações possível e estejam sempre protegidos. A segurança é extremamente importante e na Universidade trabalhamos muito nisso porque é com conhecimento das práticas de prevenção que os nossos colaboradores estarão protegidos dos riscos ocupacionais e dos acidentes de trabalho”, citou.
Portas abertas
Os interessados em ingressar em um dos cursos da Unesc em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433.
Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431-2626 e para cursos técnicos no telefone (48) 3431-2671 ou pelo (48) 3431-4500 (whatsapp).
A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) 99644 0170 ou (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30min às 21h. Outras informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas pelo site unesc.net.