Educação

Ciência da Velocidade: projeto da Unesc deve envolver dois mil alunos do ensino médio

Ciência da Velocidade: projeto da Unesc deve envolver dois mil alunos do ensino médio
ASSESSORIA UNESC

Iniciativa é dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais.

Alunos das grandes regiões de Criciúma, Araranguá e Lages participarão de uma grande competição promovida pela Unesc em parceria com a Uniplac. A iniciativa dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais visa revolucionar a forma como os estudantes do ensino médio percebem e interagem com as ciências e a engenharia. Inspirado no programa internacional F1 nas Escolas, o projeto proporcionará experiência educacional única e imersiva.

O projeto Ciência da Velocidade visa estimular o interesse dos jovens nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), por meio de uma competição que simula o mundo das corridas automobilísticas. Os alunos formarão equipes para projetar, construir e testar minicarros de corrida com base em conhecimentos de aerodinâmica, física, design e engenharia.

O coordenador do projeto, Felipe Zanette da Silveira, diz que a iniciativa fará a entrega de kits contendo as peças para construção do chassi e das rodas, enquanto o desenvolvimento aerodinâmico dos protótipos ficará a cargo das equipes participantes. A padronização do chassi e das rodas possibilita uma competição justa e igualitária a todas as equipe.

“Teremos duas etapas: a competição terá início com uma parte teórica, posteriormente serão formadas as equipes para construção dos carrinhos e a competição na pista. Serão feitas três fases classificatórias nas cidades de Criciúma, Araranguá e Lages. Os vencedores de cada eliminatória se classificarão para a grande final.”, comenta o coordenador do projeto, Felipe Zanette da Silveira.

A ideia que iniciou no ano passado como um projeto de Extensão da Unesc, foi submetida e aprovada no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Queremos expandir o projeto para que todas as escolas públicas e privadas tenham a possibilidade de participar. Este projeto mexe com o imaginário do aluno e leva atividade para o aprendizado, o que é extremamente importante”, fala a coordenadora do curso de Engenharia de Materiais, Ângela Beatriz Coelho Arnt. As empresas interessadas em apoiar o projeto podem entrar em contato pelo 3431-2639.

Topo