Geral

Cermoful reforça segurança no trabalho com testes em ferramentas e equipamentos de proteção

Cermoful reforça segurança no trabalho com testes em ferramentas e equipamentos de proteção
Kenia Pacheco / Cermoful

Ao trabalhar com energia elétrica, propiciar atividades com segurança é fundamental para prevenir acidentes e preservar a integridade dos profissionais. Na Cermoful Energia, o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs) é obrigatório. Para reforçar ainda mais os cuidados, os EPIs e EPCs passam por testes periódicos.

De acordo com o engenheiro eletricista Adélcio Cavagnoli, a realização de ensaios técnicos nesses equipamentos é uma prática constante na Cermoful. “Realizamos inspeções e testes periódicos nas ferramentas e equipamentos utilizados pelos eletricistas da Cermoful. É um procedimento rotineiro para reforçar a segurança durante os trabalhos”, afirma. Esses testes também fazem parte dos protocolos da certificação de qualidade ISO 9001:2005 e seguem as normas regulamentadoras para trabalho com energia elétrica e em altura (NR-10 e NR-35).

Durante os testes, é possível garantir a conformidade dos equipamentos com as especificações técnicas e normativas, identificar precocemente danos e desgastes, além de verificar o momento adequado para manutenção ou substituição de dispositivos. Equipamentos em perfeito estado garantem que as medidas de proteção e os sistemas de segurança funcionem corretamente. Além do reforço na segurança, também há ganhos na produtividade.

O presidente da Cermoful Energia, Rudy Recco, destaca que a segurança é prioridade nos trabalhos realizados pela cooperativa. “Nossos colaboradores estão em constante treinamento e atualização, assim como nossos equipamentos estão sempre em dia, sendo testados e retestados. Tudo isso para garantir segurança ao trabalhador e energia de qualidade para os associados e consumidores”, ressalta Recco.

Os EPIs são dispositivos ou vestimentas que protegem o trabalhador contra riscos específicos aos quais ele está exposto durante as atividades com energia elétrica, como luvas e botas isolantes, capacetes e roupas de proteção.

Os EPCs, por sua vez, são medidas ou dispositivos instalados no ambiente de trabalho para eliminar ou reduzir riscos coletivos, protegendo não apenas um trabalhador, mas todos os que estão na área. Entre eles, estão barreiras de isolamento, sinalização de segurança e mecanismos que evitam o acesso não autorizado a determinadas áreas.

Topo