Kenia Pacheco / Cermoful
Um treinamento intensivo voltado para a equipe de trabalho em linhas de transmissão foi realizado pela Cermoful Energia. O foco principal foi a capacitação para segurança em grandes alturas, conforme as exigências da Norma Regulamentadora 35 (NR 35). O exercício reforça o compromisso da Cermoful com a qualificação técnica dos colaboradores, garantindo o fornecimento de energia com qualidade e segurança para os consumidores.
A torre onde foi realizado o treinamento final tem quase 40 metros de altura, o que equivale a um prédio de 12 andares. O engenheiro eletricista da Cermoful, Samuel Sartor, explica que a atividade foi dividida em partes teóricas e práticas ao longo da semana. “Nossa equipe passou por treinamentos para trabalhos na linha de transmissão, especialmente esta, com 38 metros de altura e tensão de 69 mil volts. No final, chegou o grande dia de subir nas torres, realizar a escalada e fazer intervenções, como a troca de cadeias de isoladores”, afirmou Sartor.
Adelcio Cavagnoli, também engenheiro eletricista da Cermoful, destacou a importância dessa capacitação para a manutenção das linhas de transmissão. “Estivemos com uma equipe de eletricistas e técnicos, aprendendo mais sobre a construção da linha e sua manutenção. O objetivo é capacitar nossa equipe para intervir rapidamente quando necessário”, explicou Cavagnoli.
O instrutor do treinamento, Artur Hoffmann, ressaltou que a prática durante o treinamento permitiu identificar e solucionar situações reais. “Estamos efetuando o trabalho e o treinamento ao mesmo tempo”, comentou Hoffmann.
A norma regulamentadora NR 35 estabelece requisitos de segurança para trabalhos em altura. A norma visa promover um ambiente de trabalho seguro, minimizando perigos, através de procedimentos como a análise de risco, uso de equipamentos de proteção e documentações obrigatórias.