Kenia Pacheco / Cermoful
Com seis décadas de dedicação e compromisso com a comunidade, a Cermoful Energia celebra sua trajetória com o lançamento do livro “Cermoful 60 Anos, 60 Histórias”. A obra será apresentada ao público na próxima quarta-feira, dia 13 de novembro, às 20h, no Salão Paroquial São Roque, em Morro da Fumaça. Fruto de quase um ano de pesquisas e entrevistas, o livro retrata o papel transformador da cooperativa desde sua fundação, em 1963.
O presidente da Cermoful, Rudy Recco, ressalta a importância histórica dessa obra para as futuras gerações. “O livro dos 60 anos da Cermoful vai eternizar o trabalho realizado, desde os fundadores até os dias de hoje. São histórias de muita luta e coragem. Esse livro ficará como um legado para que as próximas gerações saibam o quanto foi difícil conquistar tudo o que a Cermoful alcançou até aqui”, afirmou Recco.
Planejado e coordenado pelo publicitário Claudio Fernandes, da Agência Integral, o livro que foi escrito pelas jornalistas Andresa Piva e Kênia Pacheco, revela como a chegada da energia elétrica, antes inacessível a muitas comunidades, transformou de forma definitiva o cenário local. Em relatos emocionantes, a obra, que tem projeto gráfico do diretor de artes da agência Felipe Bortolotto, aborda vidas impactadas pela eletrificação: empreendedores que transformaram suas realidades, famílias que descobriram novas oportunidades e entidades assistenciais que ampliaram seu alcance.
Cada história traz à tona o compromisso da Cermoful com o desenvolvimento econômico e social da região. São narrativas de escolas e instituições que formam novos cidadãos, empreendedores que impulsionam a economia local e jovens que construíram seu futuro onde havia energia e progresso. O livro também celebra a riqueza das tradições locais, preservadas por comunidades que mantêm vivas suas raízes, mesmo com as mudanças ao longo do tempo. “Toda a comunidade está convidada a participar desse momento especial”, disse Recco. O evento de lançamento contará com a presença de lideranças locais e dos próprios personagens que ilustram a história da Cermoful, celebrando juntos um marco na memória da cooperativa.