Kenia Pacheco / Cermoful
As aulas da quinta turma do Programa Mulheres Cooperativistas da Cermoful Energia foram iniciadas, em Morro da Fumaça. O projeto, uma iniciativa gratuita da Cermoful voltada para associadas e consumidoras, já impactou positivamente a vida de mais de 200 mulheres, promovendo empoderamento e fortalecendo a participação feminina tanto na comunidade quanto no mercado de trabalho.
Com a oferta de 50 vagas nesta nova fase, o programa busca atender associadas, esposas e filhas de associados das cidades de Morro da Fumaça, Urussanga, Cocal do Sul e Pedras Grandes. As aulas, que acontecerão semanalmente às quintas-feiras, das 19h às 22h, terão duração de onze semanas e abordarão temas como comunicação, oratória, inteligência emocional, desenvolvimento interpessoal, liderança feminina, educação cooperativista e empreendedorismo.
O presidente da Cermoful Energia, Rudy Recco, celebrou o sucesso do programa, destacando o impacto transformador que ele tem gerado. “O Mulheres Cooperativistas é um verdadeiro sucesso e nos enche de orgulho. Queremos oferecer cada vez mais oportunidades para contribuir com o crescimento das participantes”, afirmou Recco.
As organizadoras do programa, Flávia Zaccaron e Daiane Rocha, reforçaram a importância da troca de experiências entre as participantes e o ambiente de aprendizado e autoconhecimento que o programa proporciona. Ao final da capacitação, em novembro, as formandas serão homenageadas em uma tradicional festa de formatura.
A iniciativa, realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), já capacitou mulheres de diversas cidades da região ao longo de suas edições. As duas primeiras turmas atenderam participantes de Morro da Fumaça, Urussanga, Cocal do Sul e Pedras Grandes, enquanto a segunda e quarta edições foram voltadas para mulheres de Criciúma e Içara.