FERNANDA DE MAMAN / PMMF
Após atendimentos na parte da manhã, equipes estarão em capacitação durante o período vespertino.
A Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça informa que, em função de capacitação destinada a toda a equipe de saúde, nesta quarta-feira, 9 de abril, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Farmácia Municipal central e a distrital, o Centro de Especialidades Médicas e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) atenderão somente até às 12h. Neste dia, o horário estendido da UBS Central também terá o expediente reduzido, com atendimento das 18h às 20h.
“Os atendimentos pela manhã acontecerão normalmente, mas durante a tarde teremos este período de treinamento para os nossos profissionais da saúde. E por ser uma questão de alinhamento, todos estarão conosco neste momento importante para oferecer serviços de saúde ainda mais qualificados para a população fumacense”, explica a secretária de Saúde, Lucelane de Souza Antunes. Na quinta-feira, 10 de abril, todos os locais atendem em horário normal.
Campanha de vacinação contra a gripe e reforço contra o tétano
A Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça, por meio da Vigilância Epidemiológica, iniciou, nesta semana, a Campanha Nacional de vacinação contra a gripe (influenza). Pessoas dos grupos prioritários já podem se imunizar contra o vírus da influenza nas sete salas de vacinação do município, instaladas nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Central, Distrito de Estação Cocal, Jussara, Graziela, Maccari, Naspolini e Mina Fluorita. A meta é imunizar, ao menos, 90% dos grupos prioritários.
Os grupos prioritários a serem vacinados são crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; idosos com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas (até 45 após o parto); trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; povos indígenas e quilombolas; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; profissionais dos Correios; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores Portuários;população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
A Vigilância Epidemiológica fumacense também reforça a necessidade de atualização da caderneta de vacinação com o imunizante contra o tétano, doença que registra alta letalidade. Além de conferir proteção contra o tétano, vacina dT(dupla adulto), que protege contra a difteria.
