Gabriela Recco
A noite desta terça-feira (1º) foi marcada por um encontro com a ex-atleta Campeã Brasileira de Vôlei, Camilla Pagnan, que compartilhou sua experiência e conhecimento com jovens atletas durante a palestra “Treinamento para Jovens Atletas”. O evento contou com a participação dos atletas da escolinha de vôlei e pais.
Camilla, iniciou aos oito anos de idade na escolinha de volêi em Morro da Fumaça, onde se destacou e, aos 20 anos foi jogar nos Estados Unidos. Já conquistou o título de Campeã Brasileira em 2000. Natural de Morro da Fumaça, atualmente mora em Florianópolis e é facilitadora de desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, além de criadora do Programa de Performance Mental AtleticaMente.
No encontro realizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Roque, a ex-jogadora trouxe uma abordagem prática e motivadora sobre a importância da mentalidade positiva no esporte. Em sua apresentação, ela destacou não apenas aspectos técnicos, mas também a importância de cuidar da saúde mental e emocional dos jovens atletas. “É fundamental que os jovens entendam que o sucesso no esporte vai além da técnica. O treinamento físico é importante, mas o equilíbrio emocional e a confiança também são chaves para superar desafios”, afirmou Camilla durante a palestra.
Além de motivar os jovens, Camilla também enfatizou a importância do trabalho em equipe e do respeito aos colegas, elementos essenciais tanto dentro quanto fora das quadras. “O vôlei é um esporte coletivo, e aprender a colaborar e apoiar uns aos outros é fundamental para o crescimento de cada atleta. O time precisa vibrar junto. Desejo aos atletas fumacenses que sigam a caminhada confiantes de que eles podem construir a própria história de uma maneira positiva e leve”, completou.
O evento, promovido pela Associação de Voleibol/Voa Volei de Morro da Fumaça, foi um sucesso e reafirmou o compromisso com o desenvolvimento do esporte na comunidade. Hoje são em média 210 jovens participando da escolinha de volêi. “A Camilla é um exemplo de atleta para todos nós. Sempre foi muito esforçada e competente no esporte. Este encontro com ela se tornou um marco para nossos atletas da escolinha, que saíram inspirados e prontos para colocar em prática os ensinamentos adquiridos”, destaca o treinador, Antonio Deluca.