Educação

Em Brasília, reitores da Acafe tratam da regulamentação das universidades comunitárias

Em Brasília, reitores da Acafe tratam da regulamentação das universidades comunitárias
ASSESSORIA UNESC

Os reitores da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e representantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) se reuniram com o ministro da Educação, Camilo Santana e equipe de secretários para discutir a criação de um grupo de trabalho focado na regulamentação da Lei das Comunitárias (Lei nº 12.881/13). O encontro, realizado nesta quinta-feira (11/07) foi solicitado pelo deputado federal Pedro Uczai, e visa fortalecer e garantir a perenidade das instituições comunitárias de ensino superior do Brasil.

A Lei nº 12.881/13, conhecida como Lei das Comunitárias, estabelece o marco regulatório para o reconhecimento das instituições comunitárias de educação superior. A legislação é fundamental para a definição de critérios e diretrizes que assegurem a qualidade e a sustentabilidade das universidades comunitárias, que desempenham um papel crucial no desenvolvimento educacional e socioeconômico do país.

Durante o encontro, foram discutidas as possibilidades e os desafios para a regulamentação dessa lei, buscando criar um ambiente mais favorável para que essas instituições continuem a cumprir sua missão de contribuir com o desenvolvimento do Brasil através da educação. “Um momento muito importante discutindo possibilidades para a perenidade desse sistema que tem apenas uma finalidade: contribuir com o desenvolvimento do país por meio da educação”, afirmou a presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Pedro Uczai salientou a importância do encontro. “Foi uma reunião histórica com o ministro Camilo Santana e toda a equipe do MEC, que acolheu uma questão central: fomentar e construir políticas públicas tendo as universidades comunitárias como parcerias, regulamentar a Lei 12.881/13.”

Topo