Geral

Balneário Esplanada mobiliza moradores e veranistas para reunião sobre a APA da Baleia Franca

Balneário Esplanada mobiliza moradores e veranistas para reunião sobre a APA da Baleia Franca
Gabriela Recco / Foto: Danilo Silva de Araújo

Moradores e proprietários de imóveis do Balneário Esplanada, em Jaguaruna, estão sendo convocados para participar de uma reunião importante no próximo domingo (9), às 10h, no Salão da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O encontro visa discutir os impactos do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, uma área que vem gerando preocupações entre os moradores devido às restrições impostas pelo plano.

A reunião está sendo organizada pela Associação de Moradores e contará com a presença da deputada federal Geovania de Sá, que tem se destacado na luta pela revisão da legislação relacionada à área. Em continuidade a essas ações, a deputada terá uma reunião com o Ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, que ocorrerá na próxima quarta-feira (12), em Brasília. O objetivo do encontro é avançar na revisão do Plano de Manejo e discutir a redefinição da Linha Vermelha da APA da Baleia Franca, uma das questões que mais afeta a vida e o desenvolvimento local.

Além disso, lideranças da comunidade estão se mobilizando por meio de um abaixo-assinado que solicita a revisão do Plano de Manejo e a redefinição da Linha Vermelha. O documento continua disponível para adesão da população no link: https://bit.ly/abaixoassinadoapa.

Vice-presidente da Associação de Moradores, a engenheira civil, Flavia Cauduro destaca o impacto da linha da APA na região. “A linha da APA vai até a comunidade de Olho D’água, ou seja, todo o nosso balneário está dentro dessa área. Por exemplo, se alguém precisar de um financiamento para construir, vai precisar de uma anuência da APA, e tem pessoas que não irão conseguir, por isso a movimentação para alterar o Plano de Manejo e a linha da APA. Em algumas localidades próximos da Esplanada, já tiveram pedidos negados e com possibilidade de demolições de casas”, pontua.

Topo